quarta-feira, 11 de julho de 2012

Correndo por Musica



Partindo da premissa que a música consiste num conjunto de sons, ela se faz presente em qualquer lugar e em qualquer momento, uma vez que tudo o que se move na terra possui certo ritmo e musicalidade. Quando remetemos a música para a vida cotidiana das pessoas, percebemos que ela co-existe com qualquer atividade que se faça em qualquer momento, desde uma caminhada ou corrida até mesmo quando se está em casa estudando, por exemplo.
O que quero dizer é que a música exerce completa e total influência na vida dos seres humanos, pois ela tem o poder de marcar momentos especiais, de nos fazer lembrar de antigas paixões, de momentos felizes ou tristes ou daquela competição tão sofrida que culminou na vitória.
É importante ressaltar que a música não tem passado, presente ou futuro. A música simplesmente é. Pois a música não tem a funcionalidade de uma fotografia, de ser estática, a música é dinâmica. Através da música, e muitas vezes de uma mesma música, pode-se despertar as mais profundas emoções independentemente do tempo e do espaço.
No contexto esportivo, em especial nas corridas de rua, que cada dia recebe mais adeptos, usualmente temos visto que o uso de headphones tem se tornado bastante frequente e comumente é utilizado por atletas amadores ou até mesmo por iniciantes nesta modalidade esportiva.
Todavia, cabe frisar que em muitas situações e nas mais diversificadas possíveis, muitos corredores têm se valido da musicalidade de seu próprio corpo, ou seja, têm optado por ouvir os sons produzidos por suas vísceras, o pulsar do coração, a ritmicidade das próprias passadas, e o som de sua mente dizendo que é possível vencer, que acredite em si mesmo, pois somente você pode motivar a si próprio.
É interessante observar que uma mesma música pode produzir efeitos psicológicos e fisiológicos diferentes de uma pessoa para outra, uma vez que vai depender de experiências anteriores que cada uma teve em suas vidas. Apesar de toda essa subjetividade, as músicas preferidas pelos corredores costumam ser aquelas com uma cadência mais rápida, na qual estejam em consonância com o ritmo das próprias passadas.
Além disto, muitos estudos têm comprovado que ouvir música durante a execução de uma atividade física, em especial as corridas de rua, tem proporcionado ótimos padrões de desempenho e motivação, trazendo, portanto, resultados satisfatórios.
A música é considerada uma ferramenta que favorece a manipulação de estados psicológicos e fisiológicos, contribuindo, portanto, para o controle da ansiedade, aumento da capacidade de memória e concentração, sensação de relaxamento e redução do estresse.
E você corredor, que tipo de música tem preferido ouvir durante suas corridas e atividades físicas em geral?

fonte: Daniela Lago Chaves Koerbel *Psicóloga do Esporte  na Revista Contra Relogio

Nenhum comentário:

Postar um comentário