quinta-feira, 19 de julho de 2012

Já teve algum problema nas unhas depois de correr? Saiba o que fazer.



Já sentiu incômodo nas unhas dos pés depois de terminar alguma prova? 

Ou pior: já as viu ficarem escuras ou mesmo descolarem? Pode ser que  não lhe tenha acontecido, mas muitos corredores já foram acometidos  por esse problema chato e até constrangedor. Para ajudar você a  entender melhor sobre o assunto e manter as os seus pés sadios,  entrevistamos a Dra. Anelise Ghideti, que é médica colaboradora no  Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia doHospital das Clínicas da FMUSP.

Há várias causas para as doenças que aparecem nas unhas, mas para os  corredores, o maior algoz dos pés é o trauma sofrido pela repetição do  movimento das passadas. "Entre os atletas de corrida, a incidência de  problemas nas unhas dos pés (onicólise) é maior devido ao trauma  repetitivo delas no tênis, podendo levar ao seu descolamento simples  ou à formação de um hematoma subungueal (debaixo da unha) e, por  consequência, a queda", explica a Dra Anelise. Isso pode ainda agravar  o quadro, como analisa a especialista: "Além disso, o fato das unhas  já estarem descoladas facilita a entrada de fungos que causam a micose".

 A maior incidência dos hematomas ou quedas das unhas acontece quando o atleta corre provas de maiores distâncias, em que o atrito com o tênis  acontece por maior tempo. Isso também é influenciado diretamente pelo tipo de calçado, anatomia dos pés e o tipo de pisada que o corredor tem. "Para minimizar o trauma, o atleta deve estar com as unhas  curtas, escolher um calçado confortável e adequado para o formato dos  seus pés e para a sua maneira de pisar", orienta a especialista. Ela  também sugere outras formas de minimizar o atrito: "Podem ser usados  também alguns produtos que auxiliam na diminuição do impacto docalçado nas unhas como as dedeiras de silicone, as de gel polímero ou ainda as de malha revestidas com gel".

 A escolha do tênis é fundamental para manter as unhas sadias - na edição deste mês da Revista O2 você encontra 31 modelos para todos os  pés e pisadas - e para tanto, é preciso saber qual o seu "tipo de pé".  Mas independentemente do calçado e da anatomia, a regra fundamental  para evitar qualquer problema é manter distância entre as unhas e o  tênis, como adverte a Dra. Anelise: "O calçado mais apropriado é  aquele que se encaixa adequadamente ao pé. A parte onde ficam os dedos  deve ser larga o suficiente e deve haver cerca de um centímetro de  espaço entre o final do dedo mais longo e o tênis".


Dicas da Dra. Anelise Ghideti- publicado no Portal O2
Colaboração: valeria


Nenhum comentário:

Postar um comentário