quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Correr ao ar livre queima mais calorias que a corrida na esteira




Estudos demonstram que, em geral, correr ao ar livre queima aproximadamente 5% mais calorias que a corrida na esteira


É inegável que correr ao ar livre é muito diferente que correr em uma esteira. Ainda que você não tenha preferências definidas por nenhuma das opções, existem momentos para correr de uma forma ou de outra, dependendo das circunstâncias.
Entre os corredores encontraremos aqueles que preferem a prática da atividade física ao ar livre, enquanto outros, pelo contrário, preferem a esteira para correr dentro de sua casa ou em uma academia.
Mas qual a diferença entre correr dentro ou fora de uma academia, por exemplo? Se analisar superficialmente, provavelmente achará que a única diferença será no clima. Quando nos aprofundamos no tema também podemos encontrar diferenças nos efeitos do exercício sobre nosso organismo e até de postura.
Vários estudos são realizados para elucidar estas dúvidas, porém os resultados são controversos, porque se ao correr ao ar livre a tendência é promover um exercício de maior intensidade e talvez, mais relaxante, correr sobre uma esteira pode ser mais favorável para prevenir lesões e permite a algumas pessoas fazer uma corrida com menos riscos.
Sem dúvida, as diferenças são claras acerca do gasto calórico. Diversos estudos demonstram que, em geral, correr ao ar livre queima aproximadamente 5% mais calorias que a corrida na esteira. Isto seria produto das condições climáticas as quais o corredor é exposto. Por exemplo, o vento oferece maior resistência o que requer um maior esforço.

Por isso, correr ao ar livre permite queimar mais calorias e além de tudo relaxar aproveitando o bom tempo. Mas existe a necessidade de tomar precauções na hora de correr na rua, por exemplo. Um estudo publicado em 2003 na revista britânica Sports Medicine indica que correr na rua aproveitando do ambiente incrementa significativamente as lesões nos corredores.

Além disso, como todos sabem, as experiências ao ar livre requerem cuidados com o sol, a hidratação cobra maior importância em tempos de calor como no verão, e, inclusive, a superfície para o exercício deve ser apropriada.

Correr ao ar livre permite queimar um pouco mais de calorias, porém, a diferença calórica no é muita e a eleição a escolha por um hábito ou outro, nesse caso, pode ser feita de acordo com sues gostos, objetivos e preferências.

fonte: exame.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário