sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Diferença entre homens e mulheres na corrida

Fisiologista explica porque resultados masculinos são melhores e alerta para a diferença entre os treinos 

Não é novidade para ninguém que o desempenho físico do homem é naturalmente melhor do que o da mulher. A velocidade, o fôlego e a explosão muscular são mais intensas no corpo masculino. Não à toa, as melhores marcas em diferentes modalidades esportivas são deles. Mas como os dois corpos se distinguem em uma corrida e até onde elas podem ir quando comparadas a eles?

Quem esclarece essas dúvidas é Luciana Mankel, fisiologista e profissional de educação física da Curves Academia.

O2 Por Minuto: Os treinos para uma mulher começar a correr devem ser diferentes dos de um homem?
Luciana Mankel: Sim. A mulher e o homem têm diferenças anatômicas e fisiológicas importantes. A mulher tem um sistema cardiovascular, respiratório e hormonal bem diferente do homem. Os sistemas cardiovascular e respiratórios são menores, por isso, para fazer a mesma atividade com a mesma intensidade o corpo feminino tem que fazer um esforço maior que o masculino. Principalmente no início do treinamento essas diferenças devem ser consideradas.

O2: Nas corridas de rua os homens geralmente têm os tempos melhores do que as mulheres. Qual o grande diferencial dos dois organismos para que isso aconteça?
LM: As diferenças fisiológicas e anatômicas são o que determinam a diferença no desempenho. A parte hormonal também tem um papel importante devido à maior quantidade de testosterona produzida pelo homem – que ajuda na velocidade do anabolismo.
A mulher possui uma capacidade cardiovascular, respiratória e muscular menores que o homem, por isso, mesmo com um treino intenso a mulher não conseguira ter um desempenho igual ao do homem – sob as mesmas condições de treinamento.

O2: Pode-se dizer que uma mulher que faz uma prova (5km ou 10km) no mesmo tempo de um homem tem um preparo físico melhor que o dele?
LM: Considerando-se as mesmas condições de treino, sem dúvida! Ela tem que fazer muito mais esforço para conseguir o mesmo resultado.

O2: Sabe-se que a explosão muscular do homem é maior do que a da mulher. Mas e a capacidade aeróbica? O fôlego de uma mulher também é menor que o do homem em igualdade de preparo físico?
LM: Sim, pela diferença no tamanho e peso, os resultados produzidos (valores relativos) são diferentes.

O2: Partindo da premissa que o homem tem mais massa muscular do que a mulher, pode-se dizer que ele gasta mais calorias com a mesma quantidade de exercícios e, consequentemente, emagrece mais facilmente?
LM: Sem dúvida. A massa muscular determina o metabolismo – quanto maior a massa muscular, maior o metabolismo. Quanto maior a massa muscular, mais energia é necessária para manter o corpo em movimento. Por isso, para a perda de peso, o treinamento de força é mandatório.

Por Pedro Nuin, site O2 por minuto


Nenhum comentário:

Postar um comentário