segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aumentando a velocidade na corrida



Não importa se você está começando a correr ou se já é experiente: buscar melhorar os números, tanto nos treinos quanto nas provas, é parte da rotina dos atletas. E um passo fundamental para melhorar o desempenho nas corridas curtas, como as de 10k, é conseguir aumentar a velocidade durante o trajeto, mantendo um ritmo constante, mas sem desgastar o atleta para o final da prova.
Os treinos intervalados se baseiam no revezamento entre estímulos de alta intensidade, mas com baixo volume (tiros) e períodos de recuperação (como o trote, caminhada ou descanso). Com eles, o corredor aumenta seu condicionamento físico, além de suportar o esforço exigido pelo desgaste, similar ao de uma prova.
Os tiros exigem maior esforço físico durante a corrida, tirando o atleta de sua zona de conforto. Com isso, o volume de oxigênio consumido é maior do que o captado, fazendo com que haja a aceleração dos batimentos cardíacos, gerando ganhos aeróbios e anaeróbios para o corredor.
Intensidade, distância e repetição dos tiros variam de acordo com o condicionamento e até o objetivo do corredor. Para as provas de 10k, por exemplo, tiros maiores e velocidade moderada são recomendados. Para provas mais curtas, a intensidade pode ser maior, mas com menos repetições e uma distância menor entre elas.
Buscar correr em uma pista com poucos declives e irregularidades, como uma pista de atletismo, é recomendado, evitando possíveis acidentes. E, por ser um treino que causa grande desgaste articular e muscular, treinar uma vez por semana é uma boa pedida, já que exige maior tempo de recuperação.

f: centauro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário