sábado, 11 de outubro de 2014

Como lidar com os imprevistos, quando retornar ao treinos, após tempo parado



Seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica, todos se planejam de alguma maneira. No entanto, desvios acontecem ao longo da trajetória, e é raro que um planejamento, por mais que seja bem elaborado, consiga ser executado de maneira plena. Isso também acontece durante os treinos e preparações para uma maratona, corrida ou trilha, por exemplo. Imprevistos como lesões, doenças, sabotam os treinos, e até obrigações familiares possuem obrigatoriedade frente uma rotina de treinos.
Reavaliar a rotina de treinos e saber equilibrar os fatores são medidas essenciais. Em um âmbito mais geral, é possível voltar ao ritmo normal de treinos caso você passe uma semana parado, caso tenha treinado em torno de um mês antes da pausa. Mas se o intervalo chega a 10, 15 dias ou mais, é preciso reavaliar a estratégia.
Uma rotina de treinos interrompida por motivos pessoais pode ser manejada em até duas semanas antes da prova. Nesse caso, deve-se retomar os treinos na mesma intensidade que estava quando se afastou. Forçar um último longão não é recomendado, pois o desgaste físico gerado pode prejudicar na prova que virá em poucos dias.
Caso uma doença tenha sabotado seus treinos, é importante prosseguir com cautela. Corridas longas exigem muito do organismo, e como o desgaste é grande, é possível que haja uma recaída, pelo enfraquecimento do sistema imunológico frente à doença. Terminar a prova deve ser a prioridade, mas não vai ser possível o fazer no mesmo ritmo que você desejava antes. Os treinos devem seguir um ritmo de caminhada e corrida moderada, caso tenha apenas duas semanas para a prova.
Se uma lesão o afastou dos treinos, não adianta forjar uma receita: tudo depende da gravidade da lesão, e é isso que vai ditar sua volta a tempo, ou não. Se não se sentir 100% para o retorno, é melhor abandonar a prova a arriscar agravar a lesão. Caso possua condições de voltar, é importante ressaltar que é melhor correr 15km com sucesso, do que forçar 30km correndo risco de se machucar novamente.

f: centauro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário