domingo, 9 de novembro de 2014

Porque sentimos dores nas corridas



Para quem pratica exercícios constantemente, certos desconfortos musculares são comuns. A corrida, por exemplo, é uma atividade com grande impacto nas articulações, e pode ser danoso se praticado sem moderação ou acompanhamento. E, eventualmente, durante os treinos ou após, o exercício acaba causando alguma dor. Para os corredores de longa data, o desconforto não é o maior dos problemas; no entanto, para iniciantes e amadores, saber lidar com a dor pode ser mais difícil, pois eles não estão acostumados e a mensuração não faz parte de sua rotina.
Se a intensidade do exercício está acima do nível que seu corpo consegue suportar, diminua. Com a realização da atividade física, os músculos sofrem os chamados “micro-traumas”, que são lesões muito pequenas das áreas mais solicitadas por tal exercício. A resposta do organismo é a reparação do dano, incluindo a adaptação ao estímulo da atividade.
A inflamação é consequência desse processo de reparação do dano, onde a gravidade varia de acordo com a intensidade do exercício realizado. O processo inflamatório evolui gradativamente, e atinge seu ápice entre 24 e 48 horas após o início.
Ou seja, quando você está iniciando no mundo da corrida, é comum sentir dores no dia seguinte. Até para quem é experiente, o desconforto se desenvolve, já que ela caracteriza o processo de adaptação dos músculos. Uma medida possível para reduzir as dores é a diminuição do ritmo do seu treino, evitando a formação de um edema mais intenso.

fonte: Centauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário