segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Como manter o ritmo durante a corrida



Conseguir manter um ritmo constante durante a corrida é, normalmente, um dos grandes desafios dos corredores. Muitas vezes a pressão para que a melhora chegue logo, a queda na concentração ou até mesmo o cansaço fazem com que aqueles que começaram, agora, nas passadas não consigam manter o pace constante.
Se isso acontece durante a prova, o resultado é ainda pior, visto que você acaba “quebrando” no meio do percurso e não consegue completar a distância planejada. Aqui, os problemas podem ser falta de resistência física ou desconhecimento do percurso, além da emoção inerente a qualquer prova, é claro.
Dentre os principais erros do iniciantes está começar a corrida em um ritmo muito forte, ou seja, em uma velocidade que não é correspondente ao que o corpo foi treinado. Para que isso não aconteça, é preciso pensar que o importante é fazer uma corrida tranquila, realizando todos os passos dentro de sua capacidade física. Na prova, faça apenas o que foi treinado e que estava combinado com o treinador para não ter surpresas desagradáveis.

Velocidade no momento certo
Se você é um daqueles corredores que não gosta de correr com uma velocidade constante e prefere variar durante o percurso dando passadas mais fortes, é preciso adotar uma estratégia. O melhor é aumentar a velocidade de forma gradativa e uniforme, conforme a sua percepção de esforço. Por exemplo, se você completa um quilômetro a cada cinco minutos, o aumento deve ser para quatro minutos e meio por quilômetro.
Entretanto, para não forçar demais durante uma prova, o ideal é que você saiba adequar o seu pace. Para isso, você deve fazer treinos focando a distância da prova e a velocidade pretendida. Assim que terminar o exercício, com o tempo total marcado, divida a marca registrada pelo número de quilômetros, obtendo o seu pace. É esse tempo que você deve manter durante a competição para que consiga manter o ritmo.
(Fonte: Marcelo Lopes, - Run All Way)

Nenhum comentário:

Postar um comentário