quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Cuidados com o excesso de treinos




Tendo maior incidência em corredores de média e longa distância, o overtraining acontece quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de aguentar. Insônia, lesões agudas e crônicas, desequilíbrio do sistema hormonal, queda da performance e alteração da pressão arterial são apenas alguns dos sintomas deste problema.
O essencial é que o atleta conheça os seus próprios limites, para saber diferenciar o treino forte de um overtraining. Diferentemente do treino intenso e dinâmico, em caso de overtraining, o atleta não chega à parte fundamental do seu treino e, se consegue, o corpo “reclama” do começo ao fim. Desta forma, se estiver com este problema, a solução é simples: por mais que quebre o ritmo do atleta, a redução drástica e até a interrupção dos treinos pode reverter o quadro e os consequentes problemas.
Já para quem está treinando para voar nas provas curtas, a preocupação com o repouso e com a alimentação é essencial. Treinos com tiros, por exemplo, são muito desgastantes. Desta forma, a reposição de nutrientes e o descanso são essenciais para prevenir lesões leves e algumas até mais graves (como a fratura por estresse, por exemplo).
Atividades complementares como a musculação, por exemplo, também precisam ser feitas com algumas ressalvas. Para quem busca desempenho e velocidade, malhar vai deixar seus músculos mais resistentes, podendo desenvolver sua resistência a treinamentos mais intensos. No entanto, os cuidados são os mesmos: é importante ter tempo para descansar e se alimentar de forma mais criteriosa.
f: centauro blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário