domingo, 4 de janeiro de 2015

Vendido pela mãe por R$40, menino de cinco anos correu 48 maratonas




Até os 5 anos o menino indiano Budhia Singh já tinha corrido 48 maratonas completas. O Esporte Espetacular foi à Ásia e achou Singh, que hoje tem 12 anos e segue correndo. Na reportagem você vai conhecer a emocionante história, cheia de reviravoltas, deste menino que nasceu em uma favela, foi vendido pela própria mãe e virou um fenômeno, no seu país e no mundo, ao mostrar resistência e fôlego incríveis percorrendo distâncias impensáveis para uma criança.  

Pela primeira vez uma equipe de televisão foi autorizada a mostrar onde vive e o que faz esse fenômeno indiano que hoje treina em uma academia estatal, ainda não pode competir com outros meninos por conta das leis indianas e está blindado por sua nova treinadora
O repórter Kiko Menezes foi até o superpopuloso país para saber como está Budhia Singh. Ele conta a história do menino que nasceu em uma comunidade miserável em Bhubaneswar, no estado de Orissa. Ele foi vendido por sua mãe, Sukanti, para um comerciante por cerca de R$ 40. Mas quis o destino que entrasse no caminho de Budhia o treinador Biranchi Das, dono de uma academia de judô para jovens pobres. Um dia, por acaso, Das observou que o Singh, com apenas 3 anos, já mostrava talento como corredor e começou a treiná-lo.  

Os treinamentos eram exaustivos; as distâncias, inacreditáveis. Mas Singh era realmente um fenômeno e alcançava marcas que nenhum menino de sua idade já havia alcançado. Por conta das façanhas de Singh, estimuladas por Das, o menino teve o nome registrado no Livre dos Recordes e virou tema do documentário Marathon Boy, da cineasta inglesa Gemma Atwal. Em 2006, ele correu 65km sem descansar, em mais de sete horas, aos 6 anos de idade. Foi neste mesmo ano que as autoridades estaduais de Orissa proibiram Budhia de correr longas distância, Biranchi Das foi acusado de intimidação e tortura, embora as acusações tenham sido retiradas posteriormente.  
Em 2008, Biranchi Das foi assassinado, em um caso não relacionado com o jovem corredor. Sem treinador, Budhia voltou a viver com a mãe antes de se transferir para uma academia de esportes estatal localizada no estádio Kalinga, onde é treinado por Rupanita Panda, frequenta a escola, pratica outros esportes e não precisa passar por provas extenuantes de sua habilidade de correr longas distâncias.

- Foi necessário que eu viesse para cá. Naquela época não tinha regras, eu corria riscos. Hoje eu sigo as regras, e acho que estou evoluindo por isso. As pessoas me conhecem hoje em dia, mas naquela época as pessoas eram loucas, elas queriam me tocar. Essa popularidade, essa fama eu sinto falta. estou seguindo treinando porque quero conquistar essa fama de volta. Gosto de ser reconhecido como o "Marathon Boy" e sei que posso fazer muito mais, chegar muito mais longe. Quero me preparar e ganhar uma medalha olímpica para a Índia. Sou muito novo para um evento internacional como as olimpíadas no Brasil, mas adoraria poder ir para os Jogos do Rio, observar e me preparar para as próximas. Se eu tivesse a oportunidade ficaria muito feliz – diz Budhia.



reportagem em

http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2015/01/vendido-pela-mae-por-r40-menino-de-cinco-anos-correu-48-maratonas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário