segunda-feira, 11 de maio de 2015

Treino Funcional e Musculação: Veja as diferenças e opte pela melhor escolha


treinos
Foto: Thinkstock.
Cada pessoa tem um objetivo quando começa a praticar certa atividade física. Melhorar o rendimento, ganhar massa muscular, perder gordura corporal são algumas das diversas metas que os praticantes têm em mente. E cada uma delas precisam se adequar a um tipo de treinamento. Cada diversificação pode servir de acordo com a necessidade de cada um.
De acordo com fisioterapeuta Pericles Machado, da clínica Physio Athletic, é preciso saber a diferença de um treino funcional e de musculação para que os ganhos desejados sejam alcançados. “No primeiro o que se busca é a combinação dos movimentos, trabalhando o maior número de músculos simultaneamente com o objetivo de criar uma semelhança maior com os movimentos do cotidiano. Já no segundo, a tendência é isolar cada músculo com o intuito de obter melhores resultados pontuais”, explica.

O que é um treino funcional?

Agachar, levantar, empurrar, puxar, arremessar, correr, saltar… Esses são só alguns dos movimentos utilizados nessa prática. Na modalidade, o peso é o próprio corpo da pessoa. Utiliza-se muito a região do core – 29 músculos no total. Pode ser uma boa alternativa para quem costuma praticar corrida.
Cada pessoa tem um tipo de treino a ser seguido. Por isso, é recomendado o acompanhamento de um especialista, que passará os devidos exercícios a serem executados.
Os benefícios dessa prática – melhora na força, na resistência, na agilidade, no equilíbrio, na coordenação e na potência – podem ser notados após algumas aulas.

Musculação

Nos  aparelhos de musculação, isola-se o músculo exercitado, diferentemente do funcional, que trabalha diversas regiões ao mesmo tempo.
O objetivo atrelado ao acompanhamento de um profissional pode garantir a qualquer pessoa o melhor resultado. Opte pelo que possa lhe oferecer maior satisfação e prazer.


f: suacorrida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário