segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Corrida ajuda a melhorar seu raciocínio

Quer manter seu cérebro trabalhando bem mesmo depois dos 40 anos? De acordo com uma nova pesquisa da Universidade do Texas – publicada no jornal científico Medicine & Science in Sports & Exercise –, é necessário correr!
O estudo aponta que exercícios de longa duração ajudam a trabalhar o sistema cognitivo mesmo durante o envelhecimento. Para chegar a esta conclusão, os cientistas utilizaram 59 adultos, com idades entre 43 e 65 anos, divididos em dois grupos: 32 pessoas em ‘endurance’ (que faziam atividades de longa duração) e 27 indivíduos em ‘sedentários’. O grupo fisicamente ativo dedicava, em média, sete horas de sua semana para os treinos, enquanto os sedentários passavam menos de uma hora.

Todos os participantes tiveram que fazer testes na esteira para medir a capacidade cardiorrespiratória, ultrassom para verificar a velocidade da fluidez sanguínea e uma série de exercícios cognitivos de memória e atenção.
Em geral, o grupo ‘endurance’ foi melhor nos testes de memória e cognitivo – além, é claro, de terem uma saúde cardiovascular mais desenvolvida. Isso, aliás, é a relação entre a boa forma física e a melhor capacidade de raciocínio, segundo os especialistas. Ou seja, o sangue chega com mais facilidade ao cérebro, fazendo-o trabalhar melhor.
O estudo conclui que a atividade aeróbica habitual melhora a saúde cardiovascular e, como efeito, traduz em uma performance cognitiva aperfeiçoada.
A maioria dos participantes da pesquisa eram corredores, mas Martha Pyron, coautora do estudo, acredita que os resultados se aplicam a outras formas de exercício aeróbico, como a natação e o ciclismo.

www.suacorrida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário