sábado, 19 de setembro de 2015

Aposte no agachamento para correr melhor

Saiba como esses exercícios podem ajudar você a melhorar sua performance nas corridas:

Por: Carol Sassatelli - SP(suacorrida)
agachamento-2
Fonte: Thinkstock
Um dos melhores exercícios para quem deseja ficar com as pernas mais fortalecidas é o agachamento. Essa atividade física, de acordo com o professor Arthur Plácido, da unidade de São Caetano do Sul da Fórmula Academia, é ideal para trabalhar a ligação entre a musculatura, tendões e ligamentos, ajudando bastante a manter a estabilidade corpórea.
“Esse movimento pode ser realizado na máquina ou de forma livre (apenas com o auxílio da barra). O que muda é que, no segundo caso, o trabalho é maior no glúteo, já na máquina, o foco é no quadríceps”, explica o especialista. Ainda, segundo ele, a ativação deste músculo será maior conforme forem aumentando as repetições do exercício. Por outro lado, quanto maior a amplitude do movimento, mais se treinará os glúteos.


Agachamento para corredores
Para quem é fissurado nas corridas, o agachamento é essencial, pois, como já dito, ele ajuda no fortalecimento do quadríceps – região essencial e muito utilizada durante as passadas. O preparador físico ressalta que esse trabalho é importante para a realização dos movimentos, bem como no ganho de uma maior estabilidade e resistência muscular contra lesões para o atleta.
“De acordo com estudo recente feito pela Universidade de São Paulo (USP), durante a realização do movimento completo de agachamento é possível exercitar 100% da musculatura abdominal. Esta é uma ótima atividade para o fortalecimento da região do tronco e do core”, afirma Plácido.
Como esse exercício é multiarticular, ele interfere em uma grande porção de massa muscular, fazendo com que o corredor ganhe mais força e consiga trabalhar bem a sincronia de músculos sinergistas (como o glúteo atuando em conjunto com quadríceps, por exemplo), que influenciam na sustentação das articulações.
“Além disso, o agachamento ajuda a manter o equilíbrio das pernas, o que é essencial para os corredores”, comenta o entrevistado, que também ressalta a importância do aluno realizar um treino seguindo as indicações do profissional que o está acompanhando. “Por exemplo, os agachamentos livres são voltados para quem já está num nível mais avançado de treino e possui uma consciência corporal maior. Para os iniciantes, aconselho que se exercitem na máquina até ganharem mais experiência”, sugere Plácido.
Segundo o preparador físico, nesse tipo de treino, o ideal é que o aluno siga as seguintes orientações quanto ao número de séries: uma a quatro vezes em treinos voltados para força, seis a 12 para quem busca a hipertrofia e 12 a 20 àqueles que procuram por uma maior resistência. Confira abaixo alguns agachamentos muito eficazes para atingir todo o fortalecimento que o nosso corpo precisa:
Agachamento Livre com Barra
agachamento-barra

Em pé, com a barra apoiada nos ombros e os pés afastados em distância igual à largura dos ombros, flexione lentamente os joelhos até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Estenda as pernas para retornar à posição inicial.

Agachamento no Smith
agachamento-smith

A barra deve ser posicionada no seu trapézio e, em seguida, você deve abrir as pernas em uma largura igual a dos ombros. Mantenha seus joelhos e quadril sempre para frente, alinhados com a barra e a partir daí comece a descer lentamente até que os joelhos alcancem uma posição perpendicular, ou seja, de 90° em relação às pernas. Ao chegar nesse ponto, retorne para a posição inicial de maneira cuidadosa.

Agachamento Sumô
agachamento-sumô

Com um halter abaixo de si e à sua frente, afaste as pernas e abra os joelhos e pés para fora, permitindo que o quadril vá para trás. Fique com as costas retas e os joelhos apontados na mesma direção da ponta dos pés. Agache dessa forma, mantendo postura e forçando o calcanhar contra o chão (e nunca as pontas dos pés).

Afundo com Halter
agachamento-afundo


De pé, com espaçamento entre os pés na largura dos ombros, segure os halteres ao lado do corpo. Dê um passo para frente com a perna de sua preferência flexionando o joelho da perna que avançou de modo que forme um ângulo de 90 graus. Volte a perna para a posição anterior e faça o mesmo com a outra perna

f: suacorrida.com 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário