domingo, 2 de outubro de 2016

Vem ai o I Troféu Potiguar de Mountain Bike

tudo_sobre_i_trofeu_potiguar_mtbo_7 

Dia 13 de novembro de 2016, o Clube de Orientação Potiguar (COP) juntamente com a recém fundada FORN – Federação de Orientação do Rio Grande do Norte, realizarão a primeira prova de Orientação em Mountain Bike (MTB-O) do RN.
O I Troféu Potiguar de MTB-O acontecerá no distrito de Urucará, município de Arez/RN, distante 50 km de Natal. A região é perfeita para a prática dessa modalidade, contendo uma infinidade de trilhas que irão desafiar os melhores orientistas do Nordeste!
A Orientação em Mountain Bike (MTB-O) é uma modalidade de competição própria do esporte Orientação, regulada e dirigida exclusivamente pela Confederação Brasileira de Orientação – CBO.
O esporte combina passeios e navegação com mapas de orientação especialmente produzidos. Os atletas navegam ao longo de estradas e trilhas para checkpoints (prismas com bases eletrônicas) colocados em locais específicos no terreno e devidamente assinalados no mapa.
Analisando o mapa o atleta decide qual é sua melhor rota e é aí que se inicia seu desafio. Velocidade não é tudo. Conhecimentos técnicos de orientação, interpretação de mapas e escolha de melhores itinerários são fundamentais. É um esporte de aventura, em contato pleno com a natureza, para todas as idades.
O I Troféu Potiguar de MTB-O terá competição apenas individual, dividida em categorias bastante específicas da modalidade, também definidas por sexo e faixa etária como na Orientação pedestre.
As principais diferenças entre a já conhecida modalidade pedestre e a modalidade em mountain bike da Orientação?
  • Os mapas são bem parecidos, mas no MTB-O não se usa sinalética e os mapas são elaborados segundo as normas da ISMTBOM (International Specification for Mountain Bike Orienteering Maps). As principais diferenças estão nas trilhas e vegetação.
  • Com relação à marcação dos pontos de controle, no MTB-O o chip fica preso à bike. Nesse caso o atleta ficará durante todo o tempo da prova junto à bicicleta e os prismas ficarão sempre nas trilhas e caminhos do mapa. Em hipótese nenhuma o atleta poderá se distanciar da sua bike para marcar pontos de controle.
 E quais seriam os equipamentos principais para a prática do MTB-O?
  • Mountain bike adequada para o deslocamento na região;
  • Capacete como item obrigatório;
  • Porta-mapas para permitir que o atleta navegue enquanto pedala;
  • Bússola para a navegação;
  • Ferramentas para reparos da bicicleta durante a prova;
  • Ciclocomputador (registro de velocidade e disância) também pode ser utilizado desde que não possua nenhuma tecnologia assistida por satélites (GPS);
  • Garrafinha ou mochila de hidratação, luvas, óculos, etc.
 Mas eu nunca participei de uma prova de MTB-O. Será que posso?
Se você pedala, mas não conhece a Orientação; ou é Orientista, faz passeios de bicicleta, mas nunca competiu; ou apenas faz passeios de bicicleta; você poderá participar do I Troféu Potiguar de MTB-O!!
O COP irá promover uma clínica de iniciação para prepará-lo para a prova! A Clínica correrá no dia 23/outubro, na cidade de Natal na área do campus central da UFRN. Lá será proferida uma palestra inicial e depois os atletas pegarão suas bikes e farão uma pista treino na própria área da UFRN. Será uma oportunidade única de se habituar com a modalidade! Inscrições serão abertas pela página do COP.
Todas as informações sobre a prova (Boletim, Regulamento, inscrições, clínica, etc) estão disponíveis na página do COP: http://cop.org.br/i-trofeu-mtb-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário