terça-feira, 23 de agosto de 2016

Corrida x sobrepeso: Qual o ritmo ideal para perder peso?




correr-para-perder-pesoDurante muito tempo, era comum ouvir que o exercício aeróbico leve/moderado era o mais indicado para queimar gordura. Porém, de uns anos para cá, muitos especialistas passaram a defender que, na verdade, a atividade física intensa é que é a ideal para quem deseja perder peso. Diante desse bombardeio de informações conflitantes que recebemos dos mais diferentes lugares, fica difícil saber quem realmente está certo, não é? Pois bem, chegou a hora de esclarecer melhor essa história, com base nos artigos mais importantes já publicados sobre o assunto.
Derrubando mitos

Primeiro, é importante você entender o que acontece no seu corpo quando você anda, corre, pedala ou faz qualquer outra atividade aeróbica. Então vamos lá… Em repouso, a energia necessária para seu organismo realizar as reações fisiológicas vem 80% da gordura e 20% dos carboidratos. Conforme a intensidade do  exercício aumenta, essa relação muda e você passa a usar mais carboidratos. O motivo é bem simples: para o corpo, é muito mais rápido quebrar o carboidrato, que tem seis moléculas de carbono, do que a gordura, que possui 16 moléculas. Ao fazer uma atividade a 55% da sua intensidade máxima (VO2 máx.), seu combustível já passa a vir 50% dos carboidratos e 50% da gordura. A 90% da intensidade máxima, 90% da energia usada é proveniente dos carboidratos e só 10% vem da gordura.
Sabendo disso, parece ser bastante óbvio que treinos em intensidade leve são muito melhores para detonar gordura, certo? Errado! Isso porque, os 80% de gordura gastos em um exercício de baixo consumo energético tendem a ser menor do que os 20% em uma atividade que requer muito mais combustível. Ou seja, para você perder peso, o mais importante é a quantidade de calorias usadas durante o exercício. E quanto mais intensa for a atividade física, maior a queima calórica.

Como funciona na prática

Vou pegar como exemplo uma mulher de 70 kg que vai começar a correr para perder peso. Para descobrir as calorias que ela vai gastar, temos de calcular a quantidade de oxigênio (O2 ) consumida no treino. Para isso, vou usar fórmulas consagradas na medicina esportiva, que dão um resultado próximo à realidade (para ter informações precisas, seria necessário um exame ergoespirométrico). Primeiro, vou supor que nossa atleta irá fazer uma atividade em ritmo leve. Uma caminhada de 60 min a 5 km/h.
Consumo de O2 na caminhada = 0,1 x velocidade (m/min)
Ao converter a velocidade dela para metros por minutos, temos 83,33 m/min. Logo, o consumo de O2 será de 8,33 ml/min/kg. Se multiplicarmos essa valor pelo peso da mulher (70 x 8.33), chegamos a um consumo de 583 ml/min de oxigênio. Em 60 minutos de exercícios, ela utiliza 34,98 litros de O2. A cada litro de O2 queimamos 5 calorias. Logo, a mulher gastou cerca de 175 calorias no exercício. Como a atividade foi leve, dá para supor que 70% dessa energia veio da gordura (122 calorias) e 20% dos carboidratos (53 calorias).

 
Agora, vamos fazer essa mulher correr em um ritmo forte, a 9 km/h (150 m/s), também por 60 minutos.
Consumo de O2 na corrida = 0,2 x velocidade (m/min)

 
Nessa atividade, ela consome 30 ml/min/kg de oxigênio. Vezes seu peso (70 kg), chegamos a 2.100 ml/min. Portanto, em 60 minutos, ela utiliza 126 l de O2. Como são gastas 5 calorias por litro, ela queima 630 calorias na corrida. Pelo fato do exercício ter sido intenso, a atleta consumiu como fonte de energia 30% de gordura (189 calorias) e 70% de carboidratos (441 calorias). Ou seja, a queima de gordura dela ao correr em ritmo forte foi 50% maior do que ao caminhar! E não é só isso. Por ter gastado muito carboidrato (glicogênio) durante a atividade física, quando essa mulher for se alimentar, ela irá primeiro repor o glicogênio intracelular consumido para só depois acumular gordura no corpo. Ou seja, isso pode gerar um emagrecimento ainda maior. Entendeu por que é um mito dizer que o exercício leve queima muito mais gordura do que o intenso? Diante disso, o grande desafio de médicos do esporte e educadores físicos é fazer com pessoas que querem emagrecer consigam correr em ritmo forte sem colocar as articulações em risco, pois o sobrepeso aumenta muito o impacto. Uma alternativa pode ser investir em treinos intervalados ou, inicialmente, em atividades com menor impacto, como bike, natação, remo etc.
 
 reportagem do site www.suacorrida.com 

 
*Dr. Fellipe Savioli é ortopedista, especialista em medicina esportiva.

Ainda aberta inscrições Track & Field Natal Shopping




T & F NATAL SHOPPING - 2º ETAPA
Dia: domingo, 11 De Setembro De 2016
Largada: 6h30
Local:Natal Shopping
Percurso: 5km  e 10km
INSCRIÇÕES até 07/09/2016

KIT (opções)
KIT ATLETA

. Camiseta Thermodry® Track&Field
. Gym Bag
. Meia Performance
. Medalha Finisher*


KIT PLUS

. Camiseta Thermodry® Track&Field
. Gym Bag
. Meia Performance
. Medalha Finisher*
. Toalha Fast Dry


acesse: http://www.tfrunseries.com.br/etapas.php?etapa=2016677

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Corrida Multiplique em Goianinha





1ª Corrida Multiplique
LOCAL: Centro de Goianinha
PERCURSO:  5 Km
DIA: 17 de setembro
HORÁRIO: 16:00
INFORMAÇÕES: 99109 4476 e 99156 1035

Kit da Corrida da Pedra - Ageste Aventura


Dia: sexta-feira, 19 de agosto
Horário: 9 as 19h
Local: - Loja Schalk do Hiper Bom Preço da Av. Prudente de Morais.

sábado, 13 de agosto de 2016

Inscrições do Circuito Potiguar de Orientação – CIPOR 2016




4ª Etapa do VI Circuito Potiguar de Orientação – CIPOR 2016
- Evento: Corrida de Esporte Orientação organizada pelo COP - Clube de Orientação Potiguar
- Data: 21 de Agosto de 2016
- Largada: 9h
- Local: 16° Batalhao De Infantaria Motorizado, Nata
- Valor: R$ 35,00 até 15/08; R$ 40,00 até 19/08 (acrescentar taxas da CBO e do SI-Card)
- Inscrições: site do COP - cop.org.br

Tradicional Corrida Qualidade Caixa, etapa de Natal em setembro





CIRCUITO QUALIDADE CAIXA – ETAPA NATAL 2016

 

Dia: domingo, 18/09/2016

Horário: 7:00

Local: Praça Cívica

Inscrições:www.circuitoqualidadecaixa.com.br


Corrida do Soldado em Nova cruz



O dia 25 de agosto é, no calendário nacional, o Dia do Soldado. Em alusão ao período, a Associação dos Praças da Região Agreste do Rio Grande do Norte (ASSPRA PMRN) promoverá suas festividades, que incluem culto ecumênico, em ação de graças,o Torneio de Futebol Society da ASSPRA PMRN, na Arena Society, e no domingo (28/8), realizar-se-á a 1ª Corrida Rústica da ASSPRA,  com início às 8h e em homenagem ao soldado PM Cantalice ( _in memoriam_ ).
 As inscrições podem ser feitas gratuitamente no local do evento, na sede da associação ou pelo e-mail assprampmrn@gmail.com. Haverá café da manhã para os corredores e premiação. O páreo terá 5 quilômetros, percorridos nas ruas de Nova Cruz. 


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

1º Corrida do Dia do Atletismo


1º Corrida do Dia do Trabalhador

Percurso: 5km

Data: 23 de Outubro de 2016

Largada: 7h

Local: Por trás do antigo BomPreço Supermercado - Avenida Governador José Varela - Capim Macio

Valor: R$ 40,00




sábado, 6 de agosto de 2016

Corrida Revezamento Natal/ Pipa


1º Revezamento Natal / Pipa
Percurso: 70 km 
Data: 17 de Dezembro de 2016
O Revezamento Natal / Pipa é uma corrida de pedestres em equipe, com primeira edição para o ano de 2016, no dia 17 de dezembro, cujo objetivo é um percurso no litoral sul do Rio Grande do Norte, a partir de Natal, no menor tempo possível. 
http://www.revezamentonatalpipa.com.br

 

Corrida Gnus Running

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

COP RN: IV Clinica de Orientação



Em parceria com o COP (Clube de Orientação Potiguar), divulgamos a Clínica de Iniciação ao Esporte Orientação, que será reaCOP Rlziada no no próximo domingo (07/08) às 8:00.
No evento ocorrerá uma palestra apresentando detalhes sobre o esporte e instruções básicas de leitura de mapas e manejo de bússola. Após a palestra, todos os presentes participam de um percurso treino no local do evento, assim colocando os ensinamentos em prática. 
É uma excelente oportunidade de melhorar a sua técnica de navegação em terreno natural e de iniciar no excelente Esporte Orientação!

Evento: 4ª Clínica de Iniciação ao Esporte Orientação - Pista Escola - Clube de Orientação Potiguar (COP)
Onde: 17º GAC - Unidade militar do Exército próxima à ponte nova da Redinha
Quando: 07/08 às 8h
Quanto: R$ 25,00 (inscrições online ou no local do evento)
Link de inscrição: www.cop.org.br/?pg=clinica
Site do COP: www.cop.org.br



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terça-feira, 2 de agosto de 2016

Correr todos os dias nem sempre é errado

Foto: Shutterstock



Você já deve ter ouvido falar que treinar em dias alternados é importante para evitar o overtraining (que pode gerar dor muscular constante, fadiga crônica, irritação, perda da qualidade do sono etc.). 
Está certo. Afinal, seu corpo precisa de tempo para se recuperar do desgaste provocado pelo exercício e evoluir. Porém, isso não quer dizer correr vários dias seguidos é errado. Tudo depende da intensidade dos treinos, dos seus objetivos e até do seu estilo de vida.
Exemplo: para uma pessoa que vai à academia de segunda a sexta e sempre corre de 20 a 30 minutos em velocidade leve/moderada, essa rotina não será prejudicial. Pelo contrário. Vai ajudar a minimizar os efeitos de um dia a dia sedentário e será bom para a saúde. Por outro lado, alguém que treina em intensidade forte (para bater um recorde ou completar uma distância maior do que está acostumado), terá de correr em dias alternados e/ou fazer atividades regenerativas para permitir que o corpo se recupere.

por Camila Hirsch
www.suacorrida.com 
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