terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Efeitos do calor e da umidade nas corridas



Para os apaixonados do Running, o vilão durante essa época do ano não é apenas o calor, mas também a umidade relativa do ar, que influencia diretamente como eles irão se sentir.
A umidade torna as corridas do verão mais pesadas porque, quanto maior a quantidade de gotículas no ar, mais quente parece estar. Em um dia com 31 ºC e umidade relativa do ar abaixo de 40%, por exemplo, a sensação térmica é de 31 ºC. Porém, quando a umidade alcança 70%, aquela mesma temperatura aparenta ser de 38 ºC.
Mas e o nosso corpo? Como ele reage diante desse tipo de condição climática? Devido ao esforço físico, a temperatura cerebral sobe, o que pode causar calafrios e arrepios. Também é comum a sensação de perda de controle dos movimentos (postura e passadas podem se tornar frouxas) e as habilidades mentais começam a falhar (tonturas são comuns).
Para correr bem e garantir o bem-estar quando as temperaturas e os níveis de umidade subirem, o segredo é: usar roupas claras e leves, tirar o chapéu (pois o corpo libera calor pela cabeça e o uso de boné impede esse processo), hidratar-se bem e ter sempre uma toalhinha molhada com água gelada para passar pelo corpo durante os treinos.
f: centauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário