quinta-feira, 18 de maio de 2017

Prevenção de lesões na corrida: Exercícios de fortalecimento para quadril dos corredores



A corrida é uma das atividades físicas mais populares do mundo e o número de praticantes aumentou consideravelmente nos últimos 40 anos. Pessoas que buscam um estilo de vida saudável, controle de peso corporal e melhora na capacidade cardiorrespiratória optam pela corrida pela facilidade em executar e pelo baixo custo. Porém uma das consequências desta crescente popularidade é o aumento da incidência de lesões.

No caso do quadril, em média, as lesões variam de 3 a 11% do total de injúrias nos membros inferiores e geralmente são causadas por microtraumas de repetição. Causam sobrecarga excessiva nos tecidos sem que eles tenham tempo suficiente para cicatrização.

Quando há fraqueza glútea, sobrecarga é imposta a outros músculos, como o tensor da fáscia lata e também o trato ilio-tibial, aumentando o atrito na bursa com o osso lateral do quadril. “Com a continuidade da fricção, podem ocorrer dor, inflamação e degeneração dos músculos laterais e posteriores ao quadril”, afirma o médico e cirurgião ortopedista, especialista em cirurgia do quadril, Giancarlo Polesello. A síndrome do trato ilio-tibial é a afecção do quadril mais comum entre os corredores.  O médico elaborou com a fisioterapeuta Andreza Maroneze um manual de prevenção de lesões no quadril dos corredores.

Estudo demonstrou que o aumento repentino na distância semanal, por mais de 30% ao longo de um período de 2 semanas, pode aumentar o risco de desenvolvimento de lesões relacionadas a corrida. Menores taxas de lesões foram encontradas em corredores que não ultrapassam o aumento de 10% na distância semanal em um período de 2 semanas. Dessa forma, recomenda-se que o aumento de distância semanal percorrida não ultrapasse 10 %.

Antes de começar a correr, realize uma boa avaliação funcional e prepare seu corpo para a atividade que está por vir. Estes cuidados vão contribuir muito para a longevidade da corrida e evitar afastamento por lesões. Os principais fatores de risco citados pela literatura são erros de treinamento associados e lesões prévias. “A orientação de um profissional é essencial para uma boa periodização, estabelecimento de cargas e planejar o descanso necessário”, destaca a fisioterapeuta Andreza Maroneze.

Dicas de exercícios que fortalecem o quadril:

- Ponte: deitar de barriga para cima com os braços esticados e joelhos dobrados. Contrair o abdômen e elevar o quadril, mantendo suspenso por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

- Prancha ventral: deitar de barriga para baixo com os cotovelos e antebraços posicionados no chão na largura dos ombros e pernas estendidas com a ponta do pé apoiada no solo. Contrair o abdômen e elevar o tronco com o corpo alinhado e paralelo ao chão, manter suspenso por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

- Perdigueiro: Iniciar o movimento em 4 apoios, tocando as 2 mãos e os 2 joelhos no solo. Retirar uma das mãos do chão, esticando o braço a frente e a perna oposta para trás. Manter membros suspensos por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

sugestão de pauta enviada por: 
Fernanda d´Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário