sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Motivação e Felicidade no Ano Novo









De todas as pessoas no mundo, os atletas, sejam especialmente os profissionais e até os amadores, parecem entender o conceito de motivação mais do que ninguém. É que  todas as manhãs se levantam com o objetivo de baterem os seus próprios recordes e se superarem. No entanto, quando esta motivação é afetada  vêem a sua performance e eficácia diminuída. Mais que nunca, hoje aceita-se que a motivação é o maior motor da vontade, e que esta faz “milagres”.
Com esta citação do Psicologo e corredor  Miguel Lucas, desejamos a todos os nossos leitores e amigos do blog, que são em grande pecentual atletas em qualquer nivel que o ano de 2018 seja de muita vontade, determinanção, coragem e força para alcançãr seus objetivos e ser feliz !

Ricardo Amaral
admin/editor NatalCorridas

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

As piores lesões para os corredores.



post_02Ter uma lesão quando os treinos estão indo bem e você está alcançando um bom condicionamento, ou quando você está perto do tempo ideal: essas são algumas das situações mais frustrantes para os apaixonados por corrida. A quebra da rotina e da continuidade de treinos compromete seu ritmo e até o desempenho futuro, mesmo após superar a lesão. Vamos conferir algumas das principais lesões que acometem os corredores:
tendinite patelar é uma síndrome desencadeada pelo excesso de uso do joelho, aliada à fraqueza da musculatura e falta de alongamento. Causa dores na região acima da patela e pode ser evitada com a inclusão e realização de atividades que tenham menor impacto ao joelho, fortalecendo e equilibrando a musculatura.
As lesões musculares são as lesões mais famosas, visto que praticantes de quaisquer esportes podem sofrer com elas. Ligadas afatores internos e externos, elas podem ser causadas por diversos motivos. A principal forma de se prevenir é caprichar no alongamento, aquecimento e evitar repetir muitas vezes treinos que te levem à exaustão.
As fraturas por stress no estágio inicial do quadro, o corredor irá apresentar fraturas microscópicas em locais como a canela, nos ossos dos pés e no quadril, causando dores e incômodos na região, impossibilitando a corrida.
fascite plantar é uma dor no calcanhar, causada pela inflamação de um tecido chamado fáscia plantar. Ela acontece quando há muita tensão ou uso excessivo do tecido, dificultando até mesmo o caminhar do atleta.
Fatores genéticos e sobrepeso podem causar a condromalácia patelar, dores na parte frontal do joelho, como agulhadas e pressões. A síndrome da banda íliotibial é causada pela tensão ou inflamação da banda íliotibial, uma faixa de tecido que se estende ao longo da lateral externa da coxa, podendo provocar dor na parte externa do joelho.
síndrome compartimental é uma doença muscular e nervosa induzida por exercícios que exigem movimentos repetitivos, causando dor e inchaço nos músculos. A inflamação do púbis é outro risco para os corredores, causada, principalmente, pelo desequilíbrio muscular, em que um músculo sobrecarrega outro, comprometendo a continuidade do exercício.
canelite também é um grande terror para os apaixonados por corrida. A inflamação dos tecidos que envolvem o osso pode ocorrer pela falta de fortalecimento muscular da região. A bursite trocanteriana é uma inflamação na lateral do quadril, no osso da coxa, causando dores principalmente quando a região é pressionada.



 texto do site Blog Running.

Iniciar o ano na busca da Meta

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

DESAFIO META 2018
Corrida 5K em terra batida.
Endereço:Rua Currais Novos, S/N - 2° Rua após o Restaurante Porto Parus.em Barra de Tabatinga
Horário: 16h

 
kit com Camisa / Medalha / Número do peito
Premiação para os três primeiros colocados (Masc/Fem.)

Inscrições limitadas no site www.tesportes.com.br

 


Pirangi Praiano, a primeira do verão de Natal

 Nenhum texto alternativo automático disponível.
Entramos na reta final das inscrições da Pirangi Praiano!
Corra para não ficar de fora dessa festa.
4km ou 8km à beira mar, na praia mais badalada do nosso litoral. 
Vamos iniciar o calendário de corridas de 2018 com o pé direito e muito alto astral. 
Só clicar nesse link e fazer a sua inscrição 👇👇👇 
https://inscricoes.focoradical.com.br/prova/1078-pirangi-praiano-2018 
Dia: sábado, 13/01/2018
Horário: 07:30
Local: Praia de Pirangi

A tradicional primeira do ano no RN




9ª Corrida do Comércio
6 de Janeiro de 2018
Horário 16:30
Local: Praça da Saudade em Jardim do Seridó/RN
Organização e inscrição: Brejeiro  84 9 9975 0900 -Taxa de inscrição: R$ 25,00 (20,00 + 5,00 taxa do site)

Correr no paraiso de Baia Formosa

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e atividades ao ar livre

Correr na bela Baia Formosa!!!
Dia 3 de fevereiro
às 16h
Largado do Mirante
Percurso de 8 Km
Inscrição com Gilberto 84 9 9164 4779


.

2º Corrida do forte dos Reis Magos

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Dia: 8 de abril no Forte dos Reis Magos

Premiações : bicicleta para o 1 geral masculino e feminino :
10 geral masculino troféu
10 geral feminino troféu

Troféu por faixa etária para o 1 primeiro :
faixa: 40 -49
faixa: 50;59
faixa: 60 a cima


Inscrições em breve !! 

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Os benefícios da corrida em curto, médio e longo prazo

Algumas pessoas começam a correr e logo desistem, por achar que o exercício não está dando resultados. Porém, a atividade física traz muitos ganhos que não conseguimos ver no espelho ou perceber na balança. Muitos deles, inclusive, são praticamente imediatos e você começa a colher no momento em que aperta o botão stop do seu relógio (ou até mesmo durante o treino). Já outros são garantidos em um prazo maior. A seguir, apresentamos os principais benefícios da corrida e quanto você precisa esperar para obter cada um deles. As informações foram levantadas com ajuda de Lucas Caseri, médico do esporte e consultor da Nutrifty, linha de alimentos da Integralmédica.

BENEFÍCIOS AGUDOS (IMEDIATOS)

Melhora do humorQuando você corre por mais de 30 minutos, seu organismo começa a produzir neurotransmissores (como a endorfina) responsáveis pela sensação de euforia, prazer e relaxamento. Eles turbinam o humor. O exercício ainda ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormônio ligado ao vigor e à disposição física.
Redução da pressão arterialA atividade física diminui a pressão arterial em repouso. Isso reduz o estresse do organismo e melhora seu desempenho em tarefas diárias de grande tensão – como uma reunião importante com o chefe. Mais: em longo prazo, a hipertensão (pressão alta) é uma das principais causas de problemas como infarto e AVC.
Regulação do apetiteÉ muito comum os atletas terminarem o treino sem a menor vontade de comer. “O exercício têm efeito anorexígeno, ou seja, tira o apetite”, explica Lucas Caseri. Cientistas acreditam que os neurotransmissores produzidos durante a corrida inibem a ação de substâncias que enviam o sinal de fome ao cérebro. Uma pesquisa da Universidade de Aberdeen (Reino Unido) ainda aponta que a atividade física reduz o desejo por comidas pouco saudáveis, melhorando sua alimentação.
benefícios da corrida

BENEFÍCIOS SUBAGUDOS (DE 1 a 3 MESES)

Ganho de resistênciaDepois de três ou quatro semanas de atividade física já é possível perceber uma melhora no seu condicionamento físico. Subir escadas, andar até o ponto de ônibus ou brincar com seu filho, por exemplo, vai ficar muito mais fácil. Isso acontece, principalmente, devido à melhora das funções do sistema cardiorrespiratório e do aumento de glicogênio (combustível) muscular e de organelas (responsáveis pela produção de energia). .
Ajuste de temperaturaComo dito no item anterior, a corrida torna mais eficiente a produção energética em nosso corpo. Isso aprimora o controle da temperatura corporal, que é muito importante para evitar interferências em mecanismos fisiológicos como frequência cardíaca, frequência respiratória, metabolismo celular, digestão, sono, entre outros.
Melhora do sonoHá vários motivos que fazem a corrida garantir uma boa noite! Os principais deles são a melhor regulação da temperatura corporal, a liberação de substâncias relaxantes no organismo e o gasto do estoque de energia. Só fique atento: “Para algumas pessoas, fazer atividade física perto da hora de dormir pode prejudicar o sono. Isso porque, nosso organismo tende a ficar mais agitado ao término de um exercício. O recomendado é treinar pelo menos duas horas antes de se deitar”, orienta o médico do esporte Lucas Caseri.

BENEFÍCIOS CRÔNICOS (ACIMA DE 3 MESES)

Adaptações ortopédicasAs articulações, tendões, ossos e ligamentos ficam mais fortes. Assim, há um menor risco de torções, fraturas e problemas como osteoporose. “Para estimular essa evolução sem sobrecarregar o corpo, é importante aumentar progressivamente, sem pressa, a intensidade e o volume (distância) do exercício”, alerta Caseri.
Maior longevidadeDiversos estudos confirmam que a corrida reduz o risco de morte precoce e faz com que você viva por muito mais anos do que se não treinasse. Motivo: a atividade física regular inibe o aparecimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, depressão e até alguns tipos de câncer.
 texto de LUCAS IMBIMBO no site suacorrida.com.br