quarta-feira, 14 de março de 2018

Previna estiramento na panturilha

  • O tríceps sural, também conhecido como panturrilha ou “batata da perna” é composto por potentes músculos: os gastrocnêmios (lateral e medial) e o sóleo.
    Esses músculos são muito solicitados durante a corrida, uma vez que recebem grande parte do impacto, agindo como amortecedores do nosso corpo, além de auxiliarem na sustentação do joelho e impulsionarem a próxima passada.
    As panturrilhas também agem como se fossem nosso segundo coração, exercendo importante papel no retorno venoso. Elas impulsionam o sangue dos membros inferiores para os superiores, bombeando-o de volta ao coração.
    Se estiverem bem fortalecidas, todo esse processo de circulação fica mais rápido.
    Quando nosso corpo não está preparado para uma grande sobrecarga de trabalho e impacto sobre as panturrilhas, surgem as lesões. Isso acontece nas corridas mais extenuantes, em solos irregulares e não necessariamente em Maratonas.
    Dentre todas as lesões, a mais comum é o estiramento muscular do gastrocnêmio. Em alguns casos, a dor pode ser tão forte que pode impossibilitar que o pé seja apoiado no chão. Fisgadas e rigidez também poderão acontecer.
    Na foto temos alguns exercícios simples que poderão ser feitos para prevenção de lesões. Os 4 primeiros são para fortalecimento e os 2 últimos são alongamentos. Esses exercícios geralmente são realizados ao final de uma série de membros inferiores, as repetições podem variar entre 10 e 20 dependendo do nível do praticante e da fase do treinamento em que se encontre.
    .
    fonte:
    @dicasfisioesaude



Nenhum comentário:

Postar um comentário