sábado, 24 de agosto de 2019

Estalos nos joelhos são normais?

Ao realizar algum tipo de movimento com as pernas, como agachar, seus joelhos estalam de uma forma que deixam você surpreso? Isso já aconteceu com muitas pessoas, mas nada que possa ser preocupante. A crepitação, som do estalo que você ouve, é extremamente comum. “Isto não é nada mais que bolhas de gás aparecendo em suas articulações. Isto ocorre quando nós estalamos os dedos das mãos também. Depois de uma ou duas vezes, não há mais bolhas para se formar e os dedos param de estalar por algum tempo”, explica Caio Souza, médico do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Claro que, se o estalo for acompanhado de dor, inchaço ou perda da mobilidade dos joelhos, a pessoa deve procurar auxílio médico. Caso contrário, não é algo que deva se preocupar. “O barulho é resultado da diminuição da espessura da cartilagem. Esta reveste as extremidade dos ossos, e com o passar do tempo vão perdendo água e afinando. Assim, as articulações vão perdendo a suavidade, fazendo que com ossos e tecidos criem um pequeno atrito quando você dobra as pernas”, diz Souza.
Nos exercícios físicos, quando se executa uma série de agachamento, por exemplo, os estalos no joelho podem ser por conta dos grande movimento – quando o quadril fica abaixo dos joelhos.”Quando é feito dessa maneira, é colocado quase oito vezes o peso do seu corpo na patela – osso da frente do joelho. E então, quando você adiciona uma barra com ou sem peso em cima disso, as articulações e os tecidos ao redor do joelho acabam sendo muito exigidos. Isso pode levar a lesões no local”, orienta o especialista.
A execução correta é não dobrá-los mais que 90 graus. Assim, as articulações não ficam sobrecarregadas e o treino de força é eficaz.
f:postado no site www.suacorrida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário