1.Fique atento ao horário do seu treinoO ideal é fugir do pico de calor que ocorre entre 10h e 16h. É neste intervalo de horas que existe uma maior emissão dos raios ultravioletas, conhecidos por causar câncer de pele. Procure treinar bem cedo ou no final do dia, não só ao ar livre, mas também em ambientes fechados, que tendem a ficar mais abafados.
2. Proteja-se contra o solA temperatura e sensação térmica durante o treino influenciam no seu desempenho. Por isso, abuse do protetor solar, passe por todo o corpo, espalhando bem. Atualmente é fácil encontrar roupas esportivas com fator de proteção solar. Se possível, recorra a estes itens.
3. Hidrate-se bemAntes, durante e após seus treinos. Caso tenham mais de uma hora de duração, invista em isotônicos, ou leve com você um cinto de hidratação. E não esqueça de ficar atento aos sinais de desidratação, como: urina escura, tontura, dor de cabeça, cãibras, falta de coordenação motora e fadiga. Caso se sinta mal, molhe os pulsos, nuca, rosto e pare para descansar um pouco.
4. Escolha uma roupa confortável e leveDe preferência a cores claras e a um bom par de tênis. O uso de viseiras, bonés, óculos escuros também é indicado. Neste caso, procure usar acessórios que não prejudiquem o seu conforto.
5. Se alimente bem e coma de forma leveFrutas da estação, verduras, legumes frescos, são uma boa pedida para ajudar no treino. Evite alimentos que pesam no estômago e alimente-se bem também após o treino.
Por fim, para corridas ao ar livre, estude antes o percurso que vai fazer, para um treino mais produtivo e agradável.
Publicado originalmente no site www.suacorrida.com.br - texto de *Dr. Leandro Gregorut é Ortopedista, especialista em joelho, ombro e cotovelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário