O dia 3 de Junho é o dia Mundial da bicicleta. Resolução 72/272 aprovada em 12 de abril de 2018 na Assembleia Geral da ONU por obra do professor Leszek Sibilski, pesquisador do esporte, das mudanças climáticas e da adaptabilidade do ser humano.
Ele embarcou num projeto acadêmico para estudar o uso da bicicleta no desenvolvimento, conquistou o apoio da delegação de 54 países-membros e conseguiu a proeza de aprovar a data no calendário.
Ah, mas o dia internacional não é 19 de abril?
O dia da bicicleta celebrado em 19 de abril é uma efeméride consensual entre alguns cicloativistas e propagada a partir da Califórnia, nos EUA. Não é data oficial e é mais ou menos aceita na comunidade biker devido à bizarrice inusitada.
Mas, quando a bicicleta entra no calendário da ONU significa maior apoio para impulsionar o uso dela contra doenças cardiovasculares, contra diabetes, a favor de um ar mais limpo, de cidades mais humanas e menos violentas, na promoção da educação e na geração de renda. A bicicleta atende a todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário