sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Como escolher a atividade física ideal para seus objetivos?

 

single image

Saúde, emagrecimento, melhor condicionamento físico, alta performance ou todas as opções anteriores? Afinal, quais são seus objetivos ao decidir levar uma vida ativa? Independente de qual seja sua resposta, você precisa saber ao certo como escolher a atividade física ideal para alcançar o que planeja. Para isso, é necessário estar atento a uma série de questões e, se possível, fazer a escolha com o auxílio de um personal!

Segundo Yuri Wojciechowski existe, sim, uma forma individualizada de exercícios e, portanto, cada pessoa possui sua prática ideal. Para ele, o que deve ser levado em conta para bater o martelo sobre atividade física certa é o bem-estar físico, mental e social que ela traz ao praticante, caso contrário o atleta poderá acabar desistindo de continuar o esporte, por não se enquadrar nesses critérios.  “Deve-se analisar a sua rotina diária para ver se o exercício físico desejado se encaixa sem te atrapalhar nos seus compromissos. Alguns exercícios demandam um tempo na preparação no início ou no final da prática, ou o local da prática fica distante da sua casa ou trabalho, atrapalhando assim o seu desenvolvimento.”, esclarece. 

Os benefícios de praticar o exercício certo

Da mesma forma que não acertar a atividade física ideal pode acarretar na desistência por parte do atleta iniciante, trazer mal-estar durante a prática, não alcançar seus objetivos e até mesmo se machucar, a escolha correta vem com inúmeros benefícios. “Com a atividade física certa o atleta iniciante evita perder tempo trocando de exercícios e consequentemente se desanimando a cada troca, talvez chegando a um momento em que não queira praticar mais nenhum.” explica Yuri.

Para garantir todos esses benefícios, o profissional alerta que é preciso uma conversa com um treinador capacitado para que ele possa orientar o melhor caminho e prática de acordo com o objetivo do atleta, sua rotina e seu histórico. “Não acho que tem uma receita pronta, o melhor é experimentar na prática! Mas é importante verificar seu nível de condicionamento físico atual e disponibilidade no local onde mora.”, complementa.

Nessa escolha, o profissional e o atleta vão levar em conta critérios como:

  • O objetivo da pessoa – performance, estética ou saúde.
  • O histórico desse atleta – se ele, por exemplo, já teve vivência antes com algum esporte, esse pode ser um bom caminho para iniciar. 

“Uma pessoa obesa e sedentária, que na infância praticou natação por algum tempo e hoje tem como objetivo emagrecer, eu a orientaria começar com a natação alinhado com um fortalecimento muscular na academia.”, revela Yuri.

O que não fazer na escolha da atividade física ideal

De acordo com Yuri, o maior erro que os iniciantes cometem na hora de escolher a atividade física para iniciar é buscar o que está na moda e fazer porque todos fazem. Para ele, boas companhias são fundamentais, mas sem deixar de lado a saúde e integridade física e é aí que um profissional e a assessoria esportiva entram. “Após a escolha da sua prática de exercício físico o profissional é responsável por todo o planejamento e orientação para execução, alcançando seus objetivos de forma saudável e te incentivando a manter a rotina de treinos. A assessoria é um meio interessante para se manter animado com os exercícios, porque como relatam alguns dos meus alunos, fazer parte de um grupo te incentiva a manter a rotina e ir treinar.”, finaliza o personal ressaltando que a atividade física certa é aquela que é prazerosa e que quando termina o atleta está se sentindo melhor do que quando começou.


FONTE|: inscrito por Yuri Wojciechowski no site www.treinus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário