A forma como os pés tocam no chão influenciam muito a performance durante a corrida e escolher o calçado ideal é fundamental para evitar lesões. Existem três tipos de pisada: neutra, pronada e supinada. Saber escolher os melhores tênis de corrida que se adaptam ao seu tipo de pisada nem sempre é uma tarefa simples, por isso o Lance! Indica listou os principais modelos de 2024, onde comprar e valores. Confira
Tipos de pisada
O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. No entanto, é possível classificar os tipos de pisada: neutra, pronada e supinada. Esses nomes vão indicar se, quando você pisa, o seu calcanhar faz o movimento reto, se ele tende a se mover para dentro ou se ele tende a se mover para fora.
Veja abaixo:
Pisada pronada
Também muito comum em atletas, ocorre quando o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte interna do pé. Geralmente isso ocorre pela rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve são os mais recomendados para esse tipo de corredor.
Pisada supinada
Ocorre quando o pé faz contato com o chão prioritariamente com a parte externa da planta. Corredores que têm esse tipo de pisada geralmente observam um desgaste maior no lado de fora da sola de seus tênis.
Supinadores geralmente têm o pé mais rígido e necessitam de tênis com reforço de amortecimento, além de controle de estabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário