quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Onde correr em Natal: Calçadão Roberto Freire



A Avenida Engenheiro Roberto Freire é uma importante via localizada entre os bairros de Capim Macio e Ponta Negra e que acesso as praias do sul da cidade. Na avenida tem o bonito calçadão com uma extensão de 4 km margeada por um transito interminavel. Uma bonita avenida com varios shoppings e faculdades. Um detalhe é que na extensão do calçadão não existe nenhuma construção e o outro detalhe é que a calçada é constituido de pedras portuguesas que dispõe de uma estrutura irregular. Da pra correr, mais é melhor caminhar, isto na opinião de quem faz este blog.






quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Onde correr em Natal: Prolongamento da Prudente

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Outra opção para pratica de corrida e caminhada fica na Avenida Omar O´Grady, popularmente conhecida como prolongamento da Prudente, que fica no trecho entre a Av. Integração na Candelária e a Av. Xavantes na Cidade Satélite. São 2,5 km com o acostamento demarcado com tachinhas para evitar que os carros possam avançar este espaço. O seu treino fecha 5km se for de um ponto ao outro e depois voltar para o seu destino inicial.




É frequentado durante todo o dia e inclusive a noite que é bem iluminado, mais o ruim é que em alguns trechos tem lixo acumulado dentro da área verde que margeia toda a avenida.  Quando concluir, ainda em 2012, a segunda parte do prolongamento até a BR 101 próximo ao aeroporto este percurso vai dobrar o e o visual terá muito mais verde (por enquanto).

Onde correr em Natal: Via Costeira

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A Via Costeira é uma avenida entre o mar e o Parque das Dunas, numa extensão de 12 km, que liga a praia de Areia Preta a praia de Ponta Negra. Nessa via denominada de Avenida Dinarte Mariz é localizado predominantemente hotéis e resorts todos a beira-mar.

Para pratica da caminhada e corrida o visual é o que tem mais espetacular. Como nem tudo é perfeito não é tão recomendável correr a noite, mais sem dúvida é aonde a endorfina contagia completamente o corredor.








terça-feira, 2 de outubro de 2012

Onde correr em Natal: Parque da Cidade

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O Parque da Cidade com aproximadamente 64 hectares, abrange os bairros de Pitimbú, Candelária e Cidade Nova. O Parque foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. O macrozoneamento proposto no Plano Diretor de Natal estabeleceu as Zonas de Proteção Ambiental, as quais foram previstas para viabilizar a proteção dos aspectos naturais e culturais da cidade.

O parque tem dois tipos de trilhas, a Interpretativa que dá acesso a caminhada em áreas com contato com a mata atlântica e a trilha ecologica que é toda calçada e ideal para pratica de caminhada e corrida. São 2.605 metros distribuidos em quatro trilhas: Trilha Nascente, Trilha do Vento, Trilha do Lagarto e Trilha do Pôr-do-Sol.








O Parque da Cidade Dom Nival Monte fica no prolongamento da Avenida Prudente de Morais no San Vale e tem uma grande afluencia de caminhantes e corredores.

Onde correr em Natal: Alameda Marilene Dantas

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A Alameda Marilene Dantas, localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, no trecho entre a Rua Rui Barbosa até o Parque das Dunas, se tornou um local de caminhadas e corridas para população de Natal.

 
 
 
A área para caminhar ou correr tem um quilômetro de extensão e é toda  iluminada e é fechada para o tráfego de veículos todos os dias a partir das 18h, para que o trecho seja exclusivo para prática de exercícios pela população. Neste espaço é encontrado varias assessorias de treinamento, além de equipamentos de academia aberta a todos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Onde correr em Natal: Parque das Dunas

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O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” foi criado em 1977, sendo a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no Estado , possui 1.172 hectares de mata nativa, sendo parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e exerce uma grande importância para a qualidade de vida da população da cidade de Natal.

 
Existem três trilhas no Parque das Dunas, duas delas (trilha Peroba e Trilha Ubaia) cortam o Parque no sentido oeste-leste, saindo do Bosque dos Namorados e chegando até um mirante na Via Costeira, a outra trilha(Perobinha) que é destinada à crianças e adultos sedentários, passa por um curto trecho da mata e retorna ao Bosque.




O Parque das Dunas tem cadastrado 6.500 praticantes de Cooper, que realizam diariamente atividades físicas (caminhada, corrida e ginástica). As pistas para corrida tem extensão de 1 km. Nesta área também se concentra as assessorias esportivas. O Parque fica na Avenida Alexandrino de Alencar no Tirol.

 

sábado, 29 de setembro de 2012

Imagens I Desafio Capiba


I DESAFIO CAPIBA

Cross Country, Bike e Aquathlon
Complexo Capiba – Nisia Floresta RN 28/09/12












A Desafio Capiba foi ótimo! Parabéns aos organizadores!
A modalidade teve Nado, bicicleta e corrida de 8 e 4km de chão batido, areia fofa, sol escaldante, subidas e descidas, mais com o apoio de água gelada, pessoal orientando e motivando aos competidores. Além do lugar ser muito bonito e tranquilo, ao final rolou um café da manhã farto e delicioso. Fica a expectativa para a próxima edição.

Corrida Histórica de João Pessoa em Outubro





Esta aberta até o dia 18 de outubro as inscrições para II Corrida Histórica de João Pessoa que será realizada no dia 21 de outubro de 2012, com largada da Praça Solon de Lucena e percorrendo diversos monumentos da cidade.
A prova será realizada nos percursos de 5Km e de 15 km
Os valores da inscrição:

Corrida 15K
- R$ 25,00 até o dia 30/09/2012
- R$ 35,00 de 01 até o dia 18/10/2012

* Atletas a partir de 60 anos = 50% desconto.

Corrida 5K
- R$ 20,00 de 01 até o dia 30/09/2012
- R$ 30,00 de 01 até o dia 18/10/2012

* Atletas a partir de 60 anos = 50% desconto.

Caminhada Histórica 4K
- R$ 15,00 até o dia 18/10/2012

As inscrições nos sites www.nacaodobem.org.br e www.midiasport.com.br e http://www.corridahistorica.com.br

Será um bom treino para Meia Maratona de Natal em 11 de novembro...

 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Corrida da Mulher em Outubro



Confirmado para mês de outubro a III Corrida da Mulher que é  destinado exclusivamente para mulheres e terá a exemplo dos anos anteriores o percurso de 4km com largada do Clube Atlântico (Av. Alexandrino de Alencar, 517 – Alecrim). Será no domingo, dia 28 de outubro.
Sinceramente, que competição preconceituosa é esta que excluí os homens do direito de correr junto.

Como se calcula o trajeto numa prova: aprenda a economizar tempo na corrida


 

 
A relação é simples e bastante óbvia. Quanto maior a distância percorrida em uma prova, maior será o tempo gasto pelo atleta para cruzar a linha de chegada. No entanto, muitos corredores parecem não dar a mínima para essa equação, e quase sempre correm além da metragem oficial de uma competição – talvez por desconhecerem como são medidos os percursos –, perdendo um tempo precioso.

Explicando melhor: Os percursos das corridas são medidos pelo trajeto mais curto que um atleta pode percorrer na prova. As curvas são sempre feitas da forma mais fechada possível, rente à guia da calçada. Quando há uma sequência de curvas, é traçada uma linha reta entre os pontos da tangência. Assim, para manter o traçado certo, é importante o atleta se manter ligado e prever as mudanças de lado que fará no percurso, para se posicionar bem e evitar momentos bruscos em cima da hora, pois cruzar a pista de repente na frente de outros corredores é arriscado e pode até causar acidentes.

Outra coisa que facilita fazer os contornos de forma correta é analisar o percurso antes da prova e memorizar os lados das curvas.

Um exemplo: um corredor com pace de 5 min/km perde 30s para cada 100 metros a mais que precisa correr em uma competição. Na maratona, alguns atletas chegam a percorrer até 2 km além da distância oficial da prova por não se preocuparem em fazer o traçado correto. Isso representa uma diferença de 10 minutos no resultado final.

Entenda quilômetro por quilômetro em três passos
1 – A aferição do percurso de uma corrida de rua é trabalhosa e repleta de detalhes. A medição é feita com um instrumento chamado clane jones – uma espécie de marcador de passos -, que é instalado no garfo da bicicleta. A primeira coisa a ser feita é calibrar o instrumento. Uma linha reta de 300 metros é medida no chão com uma fita métrica – no mundo existem apenas duas marcas homologadas para isso – e percorrida algumas vezes com a bicicleta, para saber quantos passos são contados no clane jones nessa distância.

2 – A tarefa seguinte é percorrer com a bicicleta o trajeto da corrida – que é projetado antes pelo organizador da prova – e marcar quilômetro por quilômetro. Geralmente, isso é feito de madrugada, pois nem sempre é possível fechar o trânsito pelo tempo necessário para executar o serviço. No final, é realizada uma nova calibragem do clane jones, já que a dilatação do pneu altera a regulagem do aparelho, e calcula-se uma média com os números obtidos na calibragem inicial.

3 – Mas, não acaba por aí. Para concluir a certificação do percurso junto à CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo) ou a IAAF (Federação Internacional de Atletismo), é necessário fazer um relatório detalhando quilômetro por quilômetro, o mapa completo do trajeto e o perfil altimétrico do percurso. 
A certificação de uma prova vale por cinco anos e precisa ser refeita quando um recorde é batido na competição ou é feita qualquer alteração no trajeto. Toda corrida internacional ou com premiação em dinheiro precisa ter seu percurso certificado pelas entidades oficiais do atletismo.

Blue Line
Nas competições oficiais da Federação Internacional de Atletismo e em grande parte das principais corridas de rua do exterior, os organizadores pintam no asfalto uma linha azul que marca o trajeto exato percorrido durante a aferição do percurso. Se o atleta correr o tempo todo sobre essa faixa azul, fará todas as curvas com a tangente perfeita e percorrerá a distância exata da prova. Geralmente, essa marcação é traçada com uma tinta à base de água que desaparece alguns dias após a competição. O site da Maratona de Nova York revela que são usados 75 galões de tinta azul para pintar a linha no percurso da prova.

(Matéria publicada na revista O2 nº103, novembro de 2011)