quinta-feira, 31 de maio de 2012

Correr sózinho ou em grupo: os prós e contras




A independência é um dos principais atrativos deste esporte. Você pode correr em qualquer lugar, na hora que preferir e não precisa de um time. É verdade que o planejamento e a orientação profissional fazem a diferença na evolução e no rendimento do treino. Mas mesmo essas aulas podem ser acompanhadas por um programa de treino à distância (pela internet, por exemplo)

Mas há quem goste de praticar esportes em turma e encontre nos colegas mais motivação. Nenhum problema nisso, desde que cada aluno conte com uma planilha de treino própria e tenha feito as avaliações clínicas iniciais.

A sociabilização, a troca de experiências e o contato com pessoas de estilo de vida e objetivo semelhante aos seus causa uma empatia a mais. Pensando naquele bate-papo animado, por exemplo, dá mais vontade sair da cama e calçar o tênis ou trocar a happy hour pelo pique no parque.
O maior perigo dos treinos em grupo, entretanto, é a competição inadequada. Cada indivíduo tem suas particularidades e não deve se espelhar no rendimento do outro. Só o professor tem condições de medir o seu nível de esforço e ver se está na hora de aumentá-lo. A sorte grande, portanto, é achar companheiros com características físicas, nível e metas similares às suas.

Por outro lado, o time que prefere fazer da corrida um momento de reflexão tem muita criatividade. Há quem pratique inglês, com aulas em áudio. Outros fazem uma seleção especial e passam o treino ouvindo música. O esporte serve até como um momento para fazer orações (não é raro encontrar atletas com um terço na mão).

Desde que nada disso atrapalhe sua concentração, vá em frente. Quem treina na rua, costuma ter de enfrentar cruzamentos e avenidas muito movimentadas. Qualquer segundo de desatenção pode ser muito perigoso


8 comentários:

  1. Moro em sao paulo e vou passar o fim de semana em natal. Aonde voce sugere eu fazer um treino longo ?
    Obrigada !

    Maria

    ResponderExcluir
  2. Ola Maria,

    Aqui temos alguns pontos legais:
    A Via Costeira com 12km só de praia.
    A Rota do Sol e o percurso vc decide.
    Prolongamento da Prudente+Parque da Cidade com 9,5k
    Estes são excelente. Alguem quiser acrescentar algo para colega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero começar a correr porem como sou novo em natal não conheço nenhum grupo. Preciso de contatos para poder começar.

      No aguardo
      Fábio Dantas

      Excluir
  3. Ola pessoal, alguém sabe dizer se existem grupos de corredores que façam lotações para corridas fora da cidade?

    Forte abraço!
    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. As assessorias estão sempre presentes em corridas na região. O ideal é consultar a elas como procede nas viagens. A STI Runner, por exemplo, estará na corrida histórica em J.Pessoa como esteve em outras. No sabado passada a STi colocou um onibus para quem foi correr no Desafio Capiba no interior.

    ResponderExcluir
  5. Quero começar a correr porem como sou novo em natal não conheço nenhum grupo. Preciso de contatos para poder começar.

    No aguardo
    Fábio Dantas

    ResponderExcluir
  6. aqui mesmo no blog tem a indicação da STI RUNNER. clique no banner que lhe direcionara para facebook ou site e la terá email e fone. Tem também outras assessorias como a NatalRunner, Duno, Papaleguas e todas tem contato no face.ok
    boa corrida

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!!!!!!!!!

    Peço a oportunidade de participar das cotações e fazer parte do quadro
    dos seus fornecedores, nossa confecção é de excelente qualidade, garantimos
    prazo de entrega e temos preços competitivo.
    Visite nosso site: www.peixinhobrindes.com.br
    Agradeço a sua atenção e aguardo seu retorno.

    E JÁ PENSANDO NA COPA DE 2014 NÃO PERCA TEMPO E FAÇA JÁ SEU ORÇAMENTO .

    ATT
    Rubiane Reolon
    www.peixinhobrindes.com.br
    19.33881662 ou 83772856

    Eficiência e agilidade para entregar seus pedidos no menor prazo
    possível,
    destacando-se por sua postura, conceito de produto e atendimento com
    qualidade.

    ResponderExcluir