domingo, 21 de julho de 2013

Cálcio para controlar o peso




Todo mundo sabe que o cálcio é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Afinal, é o mineral responsável pela construção e manutenção dos ossos. O que poucas pessoas têm conhecimento é que o cálcio também é um grande aliado no controle de peso. Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Unifesp analisou a associação do aumento da ingestão de cálcio por mulheres que participavam de um programa de redução de peso.

As mulheres foram divididas em dois grupos de estudos. No grupo A, elas seguiram uma dieta hipocalórica (600 mg cálcio/dia) mais dois iogurtes (250 mg cálcio/porção); no grupo B, seguiram uma dieta hipocalórica (600 mg cálcio/dia) mais dois iogurtes (120 mg cálcio/porção). Ou seja: o primeiro grupo recebeu mais do que o dobro de cálcio. No grupo A, a maior ingestão de cálcio apresentou mais benefícios em relação ao grupo B – como, por exemplo, maior queda no IMC (Índice de Massa Corporal) e redução média de porcentagem de gordura corporal.
“Diante dos fatos, pode-se afirmar que o consumo de cálcio em uma dieta hipocalórica tem associação na manutenção ou redução de medidas ao longo do tempo. O motivo é que quanto mais cálcio no organismo, menor o risco do hormônio calcitriol estimular a entrada do mineral nos adipócitos. Isso porque a entrada de cálcio nos adipócitos impede a queima de gordura dentro dessas células”, declara o nutrólogo e coordenador da pesquisa, Mauro Fisberg.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de três porções diárias de lácteos (iogurte, leite e queijo), mas o brasileiro consome, em média, um terço desse valor – de acordo com os dados da última Pesquisa de Orçamento Familiar (IBGE). Segundo a pesquisa, a inadequação de cálcio atinge 90,7% das mulheres até 59 anos e 96,7% das mulheres de 51 a 59 anos.

 fonte: suacorrida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário