sábado, 21 de dezembro de 2013

Exercicios pliométricos melhoram velocidade e capacidade de endurance dos corredores



Cada vez mais, corredores têm recorrido aos exercícios de pliometria para melhorar o desempenho. Será que eles estão certos? Um estudo recente, publicado no jornal americano Journal of Strength and Conditioning Research, indica que sim.
Para começar, entenda o que são exercícios pliométricos: trata-se de movimentos cíclicos de alongamento e encurtamento, que buscam a maxima utilização dos músculos para trabalhar a explosão e a velocidade – aumentando a capacidade total de gerar força. Os mais conhecidos são aqueles que envolvem saltos (veja alguns exemplos aqui e aqui).
No estudo, desenvolvido por universidades do Chile e Espanha, corredores de média e longa distância que realizaram exercícios pliométricos por seis semanas melhoraram seus tempos na distância de 2400m em 3,9%. O procedimento foi o seguinte: 18 corredores competitivos seguiram um programa de pliometria de seis semanas, em adição aos seus treinos habituais, enquanto outros 18 corredores de mesma habilidade continuaram com sua rotina normal de treinos. Antes e depois desse período de seis semanas, todos os corredores realizaram uma série de testes, incluindo dois sprints de 20m e uma corrida de 2400m. O grupo que aderiu aos pliométricos diminuiu suas marcas em ambos os testes, enquanto o outro grupo não melhorou em nada.
Segundo os pesquisadores, além da velocidade, o programa de pliometria melhorou também a capacidade de endurance dos corredores – provavelmente por ensinar a recrutar mais fibras musculares.
f: suacorrida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário