segunda-feira, 15 de maio de 2017

4 Exercícios de pilates para quem corre

exercícios de pilates para quem correMaior coordenação, melhor postura e diminuição do risco de lesão: esses são só alguns dos benefícios que o pilates oferece aos corredores.
O método é uma ótima opção para quem quer melhorar a performance no asfalto, pois tem como principal objetivo fortalecer o core (formado pelo abdome, pelo quadril e pela lombar). “Esse conjunto de músculos é responsável pelo equilíbrio e estabilidade durante qualquer movimento que realizamos. Trabalhar a região é importante para o atleta ter uma boa postura e correr de forma mais eficiente”, garante Thalita Freitas, fisioterapeuta da clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional, em São Paulo.
Os exercícios de pilates também contribuem para melhorar a respiração durante a corrida. “O método  ensina a preencher os lóbulos inferiores dos pulmões de forma plena, para envolver o diafragma mais conscientemente, e a monitorar a respiração durante os movimentos”, explica Thalita. Desse modo, há uma melhor oxigenação dos músculos, o que possibilita aumentar a resistência aeróbica e retardar a fadiga.

TREINO DE PILATES PARA O CORREDOR

Indicados pela fisioterapeuta Thalita Freitas, estes movimentos trabalham os músculos do core, dos membros inferiores e melhoram sua coordenação motora. Realize 10 repetições de um exercício, descanse de 1 a 2 minutos e passe para o próximo. Você pode fazer o treino de duas a três vezes por semana, sempre em dias alternados e, preferencialmente, quando não correr.




1- 
Deite de costas sobre a bola, com braços e pernas alongadas. Devagar, traga cabeça e braços para frente. Retorne.


2- 
Deite no chão e prenda uma bola de pilates entre os pés. Estenda as pernas e levante-as, até que elas fiquem perpendiculares ao solo. Leve os pés em direção ao chão, sem tocá-los no chão. Volte para a posição inicial.

3 – Deite no chão, segure uma faixa elástica com as duas mãos e passe-a pela sola dos pós. Eleve a cabeça e erga as pernas, mantendo-as flexionadas. Em seguida, estique as pernas. Segure bem o elástico, para aumentar a resistência. Retorne.



4 –
 Em pé, segure uma faixa elástica com as duas mãos. Passe o acessório pela sola do pé direito. Erga a perna direita, mantendo-a flexionada. Agora, estique a perna, tensionando o elástico. Volte. Faça 10 repetições com cada perna.



fonte: suacorrida.combr

2 comentários: