domingo, 10 de junho de 2018

A importância do teste de pisada para o corredor

Uma dúvida recorrente entre os corredores é se o tipo de pisada influencia ou não na performance. A resposta é que sim. Mas somente saber a pisada não é garantia de melhora no desempenho.
 Resultado de imagem para PISADAS
“O toque ao solo, a postura e o fortalecimento do músculos são variáveis mais importantes e que podem ajudar a melhorar a biomecânica da corrida – além de deixar o atleta longe de dores”, explica Marcos Henrique Ferreira Laraya, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
Um ponto de destaque é que descobrir a sua pisada pode ajudar na prevenção de lesões. Entretanto, de acordo com Laraya, existem fatores mais importantes para os quais o corredor deve dar atenção.
Ele indica, por exemplo, que o atleta não inicie a pisada apenas com o calcanhar, pois isso aumenta o risco de lesão devido ao impacto nas articulações. O recomendado é apoiar o pé suavemente no solo – “correr sem fazer barulho”. Exercícios como o de encolher os dedos do pé para dentro e/ou caminhar descalço na areia são ótimos para fortalecer os chamados músculos intrínsecos – os músculos do pé.
Palmilhas especiais
O teste de pisada também serve para a confecção de palmilhas específicas para o corredor. “Depois que o atleta garante sua palmilha, ele pode comprar qualquer tênis de corrida”, afirma Alessandra Masi, Ortopedista e Traumatologista do Esporte.
No início do uso, é normal sentir dores nos pés, pois a palmilha acaba por fazer um trabalho de correção. Por isso, a especialista recomenda usar dois tipos de palmilha nesse período de adaptação: uma corretiva e outra para correr.
O indicado é sempre fazer avaliações clínicas antes de começar a fazer exercícios. Assim você avalia as suas condições e possui uma orientação para não ter lesões.
Tipos de pisada
Pronada
Essa é a pisada em que o atleta toca o solo com a borda interna do pé. Para pronadores, porém, vale atenção maior com as lesões no joelho. “Isso pode ocorrer devido ao valgo dinâmico, que é o movimento causado nos joelhos na hora do impacto”, explica Laraya.
Supinada
Neste tipo de pisada o toque ao solo ocorre na lateral externa do pé. Nela, o valgo dinâmico é menor, mas o há mais chances de torções.
Neutra
A pisada neutra é o contato total da planta do pé com o solo. Ela é a mais estável das três e com menores riscos de lesões.
Teste de pisada
Existem alguns tipos diferentes de testes de pisada. “Os feitos em loja, por exemplo, são mais superficiais. Eu não recomendo”, afirma Alessandra. O melhor e mais completo é a baropodometria, realizada em clínicas e por ortopedistas. Nela, é possível ver não somente o tipo de pisada, como também o porquê de cada pisada e analisar possíveis disfunções no corpo do atleta (que podem gerar lesões).
Geralmente os testes em clínicas são feitos em tapetes tecnológicos que mapeiam o pé do atleta ou em esteiras – com ajuda de câmeras e outros acessórios. Existem também os testes mais simples, em que o corredor pinta ou molha o pé e pisa sob uma superfície, marcando a forma da pisada.
 FONTE://medicinadoesporte.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário