quarta-feira, 8 de maio de 2019

Sabia que a passada errada pode influenciar muito a postura e saúde?




O nosso corpo é uma engrenagem perfeita, quando nascemos tudo funciona perfeitamente, só que o tempo passa e as atribulações do dia a dia nos levam a adotar posturas inadequadas.
Nas atividades do trabalho, do lazer, do dia a dia em geral, nos treinos ,  somos obrigados a adotar a posição de pé, ou seja, andar faz parte do cotidiano das pessoas, nosso pé é o primeiro contato do nosso corpo com o solo: por isso quando sua pisada está errada o corpo fica desequilibrado, gerando alterações posturais não só no pé, quanto no joelho, quadril, coluna vertebral chegando até as alterações na cabeça.
 Todos que amam a corrida sabem muito bem, uma pisada confortável auxilia muito na melhora do desempenho, porém  já deve ter reparado que muitas vezes os tênis começa a desgastar em excesso mais de um lado do que do outro, e que começa a durar muito menos tempo do que  preconizou, aí não tem jeito, parte para gastar mais dinheiro noutros tênis pois não quer perder o ritmo; nisso acaba investindo numa pisada supinada ou pronação, e muitas vezes os desgaste continua e a dor aparece mais intensa.
Para solucionar estas questões surge na Fisioterapia uma área chamada Podosposturologia, que vem a ser o estudo da postura através dos pés.
Essa é uma técnica que visa realizar uma reprogramação postural muscular através de um estímulo podal por palmilhas posturais; ela busca integrar os conhecimentos entre a posição dos pés e a postura.
Essa reprogramação é realizada após realização de exame clínico que consiste em uma avaliação postural, onde se analisa o alinhamento dos pés, joelhos, quadris, coluna vertebral, pescoço e cabeça.
Após são realizados dois exames chamados Baropodometria, também conhecido como teste da pisada, nele é avaliado o tipo de pisada que o indivíduo possui, além da verificação da pressão adotada pelos pés no solo; o outro exame é a Estabilometria, também conhecido como Teste do Equilíbrio, onde é avaliada a oscilação estática dos pés em relação ao solo.
 Com os dados obtidos nestes exames o fisioterapeuta pode prescrever, caso detecte alguma anormalidade, uma palmilha postural proprioceptiva que irá realizar essa reprogramação postural muscular.
Esta palmilha tem como objetivo reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Por estarem posicionadas,  entre o pé e o calçado, as mesmas aumentam a eficiência do controle postural durante a posição ereta, na caminhada e na corrida.
fonte:  www.aminhacorrida.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário