domingo, 10 de maio de 2020

Feliz Dia das mães, corredora !

A Mulher é  maioria da população brasileira, são mais de  6 milhões a mais, de acordo com os últimos dados do IBGE. Mas nas corridas ainda não não estao dominando o cenário no Brasil, apesar de já se ter em varias cidades corridas especialmente para as mulheres.

Kathrine Switzer, a primeira mulher a correr a Maratona de Boston, em 1967, mesmo após tentar ser impedida pelos organizadores. Foto: Reprodução
Kathrine Switzer, a primeira mulher a correr a Maratona de Boston, em 1967, mesmo após tentar ser impedida pelos organizadores. Foto: Reprodução
Nos Estados Unidos, onde essa atividade esportiva era proibida até 1967, as corredoras já são a grande maioria nas provas. A primeira mulher que desafiou a sociedade americana e se tornou a primeira a correr a maratona de Boston foi Kathrine Switzer com 20 anos e após este fato, foi quatro anos depois, que as mulheres passaram a ser aceitas oficialmente na competição.
As brasileiras nunca foram, literalmente, proibidas de correr. No entanto, um estudo da coordenadora do Centro de Memória do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Silvana Goellner, revela que até meados do século 19, o papel designado às mulheres na sociedade – esposa e mãe – era visto como incompatível com qualquer prática esportiva. Sabe qual era o argumento? O de que devido à fragilidade feminina, os exercícios poderiam ser perigosos para a saúde das mulheres.
E 48 anos depois de Kathrine Switzer cruzar a linha de chegada lá em Boston, as brasileiras invadiram o asfalto e, em breve, deverá ser a maioria.
Feliz dias das mães corredoras e todas as mães!


Nenhum comentário:

Postar um comentário