quarta-feira, 10 de março de 2021

Terra da Xelita: Uma guerreira que veio lá do Sertão

A atleta potiguar Marineide Silvestre da Nóbrega, continua fazendo aquilo que mais gosta na vida, correr por essas "estradas da vida".   Marineide que representou Currais Novos e o Rio Grande do Norte na São Silvestre em 1984, ficando na 7ª posição entre as brasileiras e 14ª geral com um tempo de 48`48``para os 12.600 metros, coisa que não era para qualquer uma, conseguiu essa façanha entre 800 mulheres de todo o mundo e com apenas dois meses de treinamento específicos para essa prova. O seu técnico da época, José dos Santos Figueiredo. Uma festa para o RN e Currais Novos, que fica a 180Km de Natal e no Sertão Nordestino. Mas quem conhece a mesma, sabe que a palavra desistir, jamais fez parte do seu vocabulário.

 

               Em 1989 no último dia do ano, como acontece a famosa São Silvestre, lá estava ela de novo com sua garra de mulher Sertaneja e que não desiste jamais, nas ruas de São Paulo entre tantas outras do Mundo. Desta vez representando a equipe do Pão de Açúcar, a Curraisnovense cruzou a linha de chega na 7ª posição geral e 2ª brasileira, tendo largado no 2º pelotão, sendo sua melhor colocação de todos os tempos na famosa corrida de São Silvestre.

No ano seguinte Marineide, integrando a seleção brasileira, mostra o seu talento para o mundo trazendo para Currais Novos a medalha de ouro na prova de revezamento de rua realizado na cidade de Osaka no Japão.

 

    A Curraisnovense potiguar Marineide Silvestre, ao entrar na categoria master conseguiu ser a 1ª atleta campeã mundial de sua cidade. Isso aconteceu em Rimini, na Itália, em 2007, na prova de 10.000m.

 Já com seus 50 anos, foi destaques da delegação brasileira no 20º Campeonato Mundial Máster de Atletismo no ano de 2013. Ela foi campeã na prova dos 8 km cross country, nas categorias individual e por equipe, e ainda garantiu a prata nos 10.000m. A competição foi realizada pela primeira vez na América do Sul, com a presença de mais de 4.000 atletas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

 

O atletismo faz parte da vida de Marineide desde 1979. No currículo, a atleta conta com vários títulos e muitas participações em provas nacionais e internacionais. Hoje Marineide continua fazendo seus treinamentos diários para manutenção de uma boa saúde, e aguardando o próximo campeonato mundial master, ainda sem data prevista.

Por: Terradaxelita com informações do Diário de Natal/Tribuna do Norte/ Gazeta Esportiva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário