segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vitalidade: Corredor de 69 anos é inspiração para os mais jovens


Ele tem pouco mais de 1,60m de altura, 69 anos e aproximadamente 55 quilos. O esporte preferido é a corrida de rua e o objetivo nas provas que disputa são, simplesmente, chegar ao final em boas condições. Esse é o perfil do aposentado Geraldo da Câmara Barros, o conhecido Seu Geraldinho, figura de sorriso fácil que é visto com frequência nas provas de rua do Rio Grande do Norte. O que poderia ser apenas um idoso adepto da prática esportiva é, na verdade, o principal estímulo para o treinamento de um grupo de aproximadamente 30 corredores. E engana-se quem acha que a motivação é o de seguir praticando a corrida de rua para ter saúde no futuro. O objetivo dos corredores é, na verdade, superar Seu Geraldinho. Porém, a tarefa não é fácil e chegar à frente do corredor de 69 anos é motivo de orgulho para os poucos que conseguem. Na Meia Maratona de Natal, os competidores terão mais uma chance de superar o simpático idoso de barba branca, óculos de armação grossa e disposição para dar inveja a muitos jovens de 20 anos.

Seu Geraldinho é figura fácil nas corridas e superá-lo virou desafio para grupo de atletas
Ao contrário do que podem pensar as pessoas que vêem um idoso de 69 anos completando 21km em 2h05, Seu Geraldinho não foi sempre uma pessoa que se dedicou às corridas. Ele era frequentador assíduo de festas, jogava baralho e bebia com quase que diariamente, "mas não era alcoólatra", faz questão de ressaltar. A única atividade física que se permitia fazer era o futebol com os amigos, mesmo assim, sem muitas regras para a preparação. "Era só brincadeira. Jogava ate de ressaca e não tinha nenhum problema", relembra Seu Geraldinho. Foi apenas no dia 23 de agosto de 1986, quando tinha 44 anos, que resolveu mudar de vida e se deixou contaminar pelo que chama de "vírus da corrida".

Seu Geraldinho era funcionário público e trabalhava cedido para despachos administrativos na área militar. Dois dias antes da data em que é comemorado o dia do soldado (25 de agosto), seria realizada a tradicional Corrida dos Soldados. Como era ele mesmo quem fazia as inscrições, Seu Geraldinho colocou o próprio nome na disputa e resolveu participar. Desde então, largou a bebida, deu um tempo no futebol e já se vão 25 anos, com exatas 362 corridas no currículo, que Seu Geraldinho se dedica ao seu maior lazer. "Hoje, meu único vício é correr. É o meu divertimento participar de corridas e treinar", disse o corredor.

Um grupo de amigos que também participa com freqüência das corridas de rua em Natal começou a acompanhar os passos  de Seu Geraldinho nas disputas. Eles notaram que, apesar de terem entre 30 e 40 anos, ninguém chegava à frente do senhor barbudo, franzino e que tinha 69 anos. Foi então que começou a disputa entre eles: quem vai superar Seu Geraldinho? Chegar à frente do corredor passou a ser o principal objetivo do grupo que, com bom-humor, zombam um dos outros por não conseguirem ter marcas melhores do que as do idoso, que cumpre 10km em aproximadamente 50 minutos e 21km em pouco mais de 2 horas. A principal "vítima" de Seu Geraldinho é o contador Humberto Júnior, que tem 34 anos, 35 a menos que seu "adversário".

Correndo desde 2009, Humberto Júnior brinca ao dizer que Seu Geraldinho é um carma na vida dele. O contador treina com um grupo duas vezes por semana e disse que, com o passar do tempo, vem conseguindo chegar mais perto dos tempos de Seu Geraldinho. Contudo, uma vez ele tentou acompanhar lado a lado o idoso em uma das provas e se arrependeu. "Eu pensava que ele, com aquele corpinho pequeno, passinho curto, não iria se distanciar muito. Grande engano. Fiquei quase 3km atrás dele", lamentou. Ele já conseguiu chegar uma vez à frente do algoz, durante uma corrida noturna. No entanto, Humberto admite que o fato foi atípico. "Cheguei 40 segundo à frente. Fiz festa, bati fotos rindo do Seu Geraldinho, pensei até em fazer uma camisa. Mas na outra corrida, uma semana depois, parece que ele veio com raiva e me deixou pra trás. Cheguei 12'10'' atrás dele", relatou Humberto Júnior.

A "perseguição" é levada na brincadeira por Seu Geraldinho. Ele, que se tornou amigo de vários participantes do grupo de corrida de Humberto Júnior, acredita que seu jeito extrovertido e humilde o ajuda a fazer amigos durante as provas, e ele não teme que os jovens possam superá-lo algum dia.  No entanto, o corredor garante que segue com os  treinamentos  e, principalmente, acompanhamento médico constante para que possa continuar disputando corridas de rua por muito tempo. "Eu não me preocupo que eles ganhem de mim, levo tudo na brincadeira. Eu corro só para completar as provas e por prazer mesmo. Mas continuo me cuidando, porque depois do 50 não dá pra brincar, né?", disse o corredor.

Do blog: Na Corrida do Circuito Qualidade Caixa neste 25/09, Seu Geraldinho ficou com o tempo de 52:32 e seu jovem amigo Humberto levou um capote com 1:04:54.

Fonte: parte do texto publicado na Tribuna do Norte – 25/09/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário