quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Os problemas que mais afetam os joelhos de corredores e as prevenções


 
 
Os problemas de joelho são muito frequentes na prática esportiva, sendo que algumas das lesões podem tirar o atleta da atividade por muitos meses. O especialista do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Rogério Teixeira, explica que as lesões  de joelho podem ser dividias em três grupos principais:
- Contusões: traumas diretos, em decorrência de pancadas, mais comuns nos esportes de contato.
- Torções: ocorrem de forma indireta, na maioria das vezes, quando o pé está fixo no chão e a perna roda torcendo o joelho.
- Crônicas: decorrentes de diversos pequenos traumas, devidos principalmente à repetitividade e ao impacto dos movimentos gerados pela atividade.
As contusões na região dos joelhos podem ocasionar problemas nos tendões, nos ossos do fêmur e da tíbia, sendo mais comuns os edemas ósseos (inflamações da medula óssea). “As contusões geralmente são mais fáceis e rápidas de se tratar. Um bom analgésico, junto com a fisioterapia, resolve o quadro de dor”, afirma Teixeira.
Já as torções de joelho podem causar lesões mais graves, como lesão de menisco, lesão do ligamento cruzado anterior e lesão da cartilagem articular. Porém, com os avanços da medicina esportiva, os resultados do tratamento passam de 90% de chance de sucesso. Cada uma dessas lesões pode ser tratada de forma clínica ou por meio de cirurgias, dependendo da gravidade, da idade do paciente e do nível de atividades esportivas que ele pratica. “O importante é fazer o diagnóstico correto o mais cedo possível, para tratar o quanto antes. O ideal é de um a dois dias depois do problema ocorrer”, afirma o especialista. Após uma lesão de ligamento, por exemplo, o atleta pode demorar de 6 a 8 meses para voltar ao esporte, isso no caso de ser necessária uma intervenção cirúrgica. Uma lesão de menisco é mais simples, sendo que o atleta pode voltar em até 3 meses mesmo se precisar operar.
Teixeira explica que, em corredores, as lesões crônicas mais frequentes são as tendinites da patela e as lesões de cartilagem, como a condromalácia patelar. As fraturas por estresse também podem ocorrer, mas são mais raras. “Outra tendinite muito específica do corredor é a síndrome do atrito da banda iliotibial, que é uma dor na parte externa do joelho, causada pelo movimento da passada, quando o tendão raspa em uma parte do osso próxima ao joelho”, ensina. O tratamento desses problemas crônicos, na maior parte dos casos, envolve fisioterapia e medicamentos.
No entanto, o melhor ainda é prevenir! O médico dá a dica: “No caso das torções de joelho, o treinamento da musculatura, tanto de força dos músculos como de equilíbrio (propriocepção), ajuda muito. Para evitar problemas crônicos, além do fortalecimento, aposte no alongamento, na fisioterapia e no pilates. Já em relação às contusões, que são eventuais, infelizmente não há muito o que se fazer”.
www.suacorrida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário