domingo, 28 de dezembro de 2014

Fortalecimento da panturrilha

Pouca gente sabe, mas a panturrilha pode ser considerada como um segundo coração no corpo humano. A razão? Ela tem a função de bombear o sangue dos membros inferiores de volta para o músculo cardíaco. Mais: quando bem fortalecido, esse músculo pode evitar lesões e auxiliar no tratamento de problemas circulatórios, varizes e trombose.
O treinador Fabiano Braun, da Assessoria Esportiva Floripa Runners, explica que as panturrilhas são tradicionalmente um dos grupos musculares mais difíceis de serem trabalhados. “Elas são compostas por vários músculos, mas, para um bom desenvolvimento dessa parte do corpo, o treino deve ser focado no gastrocnêmio e sóleo”, completa.
O gastrocnêmio é um músculo de fibras de contração rápida, enquanto o sóleo é um músculo de fibras de contração lenta. “Se o exercício for feito com as pernas esticadas, será trabalhado o sóleo e o gastrocnêmio. Mas se a atividade for realizada com as pernas dobradas, somente o sóleo será exigido”, esclarece o treinador.
“As panturrilhas podem ser fortalecidas por meio da corrida, bike, jump, step, corda, pilates e exercícios específicos orientados por um profissional de educação física”, orienta Braun, que também recomenda o seguinte treino caseiro para aquelas pessoas que não tem tempo de ir à academia:

1-Ficar na ponta do pé e fazer 3 a 4 séries de 10 a 15 elevações.
Image and video hosting by TinyPic 

 2- Outro exercício indica é subir escadas

 fonte: ativo.com

Um comentário: