domingo, 11 de dezembro de 2016

Dicas para se dar bem na são silvestre




Fim de ano e o foco de grande parte dos corredores se volta para a São Silvestre, maior e mais tradicional prova do Brasil. Se você vai encarar a competição do dia 31 de dezembro, siga essas dicas para cruzar bem a linha de chegada bem e curtir a grande festa que é a corrida.
 
Controle o volume dos treinos Quem vai fazer pela primeira vez os 15 km não deve ultrapassar essa distância nos treinos. Procure chegar próximo a isso e percorrer por volta dos 13 km a 14 km cerca de duas semanas antes da prova. Depois, reduza o volume (distância) dos treinos longos, para recuperar o corpo e estar descansado no dia da competição.
 
Prepare-se para as situações da corrida A São Silvestre possui um percurso com subidas, descidas e, geralmente, é disputada sob forte calor. Você precisa estar pronto para enfrentar tudo isso. Portanto, treine em condições parecidas as que enfrentará no dia 31 de dezembro.
 
Use os equipamentos certos É importante utilizar um tênis e uma meia confortável, além de roupas leves, próprias para a corrida, que facilitam a evaporação do suor. Uma regra fundamental: nunca vá com vestimentas novas para uma prova. É essencial testar todos seus equipamentos nos treinos para saber se eles não causam assaduras, bolhas ou algum outro tipo de desconforto.
 
Separe seus suplementos Leve para a corrida os carboidratos que está acostumado a tomar. Mais uma vez, vale a regra de provar tudo antes e não experimentar novidades no dia da competição. Se usar algum suplemento que não está acostumado, você pode ter cólicas, dor de barriga, vontade de ir ao banheiro…
 
Hidrate-se bem No calor, transpiramos bastante e perdemos muito líquido durante a atividade física. A quantidade de água que devemos tomar em uma corrida varia muito de pessoa para pessoa. Procure se hidratar antes, durante e depois da prova e siga uma estratégia de hidratação parecida com a que está acostumado a adotar nos treinos.
 
Evite comidas pesadas A São Silvestre é logo depois do Natal e sei que nessa época é complicado resistir a tentações. Mas tente não exagerar em comidas muito gordurosas, que podem deixar você meio enjoado ou causar desconforto gastrointestinal.
Boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário