quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Prepare-se para correr uma maratona usando apenas o celular

 
Disputar uma prova de longa distância, uma caminhada ou até participar de maratonas virou a meta principal de grande parte das pessoas que almejam melhorar o preparo físico e cuidar da saúde. Principalmente no fim do ano, quando vemos atletas de todos os tipos cruzando a linha de chegada de corridas de rua famosas, como a São Silvestre, é comum pensar: como eu faço para chegar lá? Ou ainda: por onde eu começo?
 
A boa notícia é que não é preciso gastar rios de dinheiro contratando assessorias esportivas ou penar com as lesões por causa de um treino inapropriado, basta você ter um celular na mão e força de vontade. "Já existem aplicativos que te auxiliam para que não haja excessos, iniciando com treinos extremamente leves e que testam a resistência do usuário gradativamente", explica o educador físico Fernando Santos, usuário do aplicativo Freeletics Running, uma plataforma que funciona como um personal trainer digital e, de acordo com o preparo físico e os objetivos do usuário, desenvolve uma rotina de treinos personalizada. Os diversos aplicativos da Freeletics já contam com mais de 1 milhão de usuários no Brasil, imitando o sucesso que fizeram na Europa.
 
Santos também afirma que é importante seguir algumas dicas antes de sair correndo por aí. Veja abaixo:
 
Aquecimento
Você deve começar fazendo um alongamento em todas as regiões articuladas, como braços e pernas, em movimentos circulares e tentando tocar os dedos da mão na ponta dos pés. A rotação de quadril deve vir em seguida, bem como o exercício dos ombros para cima e para baixo. Demore cerca de 10 a 15 minutos em todo o processo, tomando cuidado para não fazer movimentos bruscos. 
 
Começando o treino
Durante a corrida, que deve começar lentamente, é imprescindível prestar atenção às irregularidades do caminho, como inclinações ou até mesmo paradas de ônibus, pois eles podem oferecer obstáculos que causam tropeços e acidentes 
 
Também é importante ser constante durante todo o trajeto. Se você se empolgar demais nos primeiros 500 metros, isso pode significar chegar ofegante após alguns quilômetros ou nem mesmo conseguir completar todo o percurso. "Manter um ritmo agradável, ter consciência dos limites do seu corpo e desfrutar do caminho são os principais pontos para ser um bom corredor", diz o especialista.
 
Pós-treino adequado
Em nenhuma circunstância deve-se parar de repente. Para resfriamento pós-treino, é necessário ir diminuindo a velocidade e intensidade durante cerca de dez minutos e, em seguida, executar alguns alongamentos básicos semelhantes aos aplicados no aquecimento.
 
Com essas dicas e um aplicativo na mão, muitas pessoas como a empresária Ana Agostini, mudaram completamente suas rotinas de vida. "No começo de ano, eu não conseguia correr até a esquina de casa. Foi quando comecei a usar o Freeletics Running e em seis meses, com alimentação regrada e mantendo um ritmo de quatro treinos semanais de exercício, eu corri a meia maratona de Campinas (SP), com 21 quilômetros", comemora. "Ele vai sentindo sua resistência e se adequando ao seu perfil de acordo com seus feedbacks ao final de cada treino, como se você estivesse acompanhado de um personal", diz Agostini. 
 
O vendedor Thiago Jacob também usa o Running há seis meses e já acumula mais de 300 quilômetros em treinos. Para ele, o importante é que o app respeita os limites de cada um, incentivando na medida certa de cada atleta. "Eu nunca pensei que fosse correr. Hoje, eu já consigo fazer 15 quilômetros. E o mais legal é que o aplicativo conversa comigo enquanto corro, diz como estou me saindo, qual minha velocidade média e me incentiva a melhorar meu tempo. Não se compara meu condicionamento físico desde o começo até agora. Já participo de corridas até mesmo com obstáculos", comemora Jacob.
 
Alimentação é tudo!
Outro ponto importante é a dieta antes e depois dos treinos, ingerindo produtos específicos que são essenciais para melhorar o rendimento do atleta. "Não fazer exercício em jejum e comer alimentos ricos em fibras uma hora antes de correr, como massas integrais e frutas. No pós-treino, buscar carboidratos simples, como arroz branco e batata, além proteínas que podem ser encontradas em carnes e ovos. Tudo isso balanceado ajuda bastante", coloca a nutricionista Fabiana Dias Bellão.
 
Os alimentos termogênicos, famosos "queimadores de gordura", também entram na lista da nutricionista, pela capacidade deles em aumentar o gasto energético corporal e estimular o organismo. "Isso acontece porque esses alimentos aumentam a temperatura do corpo e possuem substâncias que aceleram o metabolismo. Como opções, temos o chá verde, chá branco, chá de hibisco, canela, pimenta e o guaraná em pó natural. Se o atleta tiver alguma dúvida ou dificuldade, indico que procure auxílio de um profissional", esclarece.
 
Freeletics
A missão da Freeletics é ajudar as pessoas a se tornarem a melhor versão de si mesmas e alcançar seu pleno potencial. Criada em 2013, na Alemanha, a Freeletics está presente em 160 países e conta com mais de 12 milhões de usuários inscritos, no Brasil esse número atingiu a marca de 1 milhão de atletas livres, como é conhecida a comunidade de usuários do app. O aplicativo oferece programas de treinamento personalizados de acordo com o estágio atual da preparação do usuário, promovendo a motivação e evolução dos treinos com o passar do tempo. Conheça mais em www.freeletics.com e www.facebook.com/freeletics.
 
fonte: novojornal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário