terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Potência do glúteo médio no running


O músculo glúteo médio faz parte das estruturas que constituem o CORE (músculos centrais do corpo que sustentam a coluna) e apresenta grande importância na estabilização da pelve e dos membros inferiores, promovendo uma biomecânica mais eficiente durante a prática desportiva. Mas qual a importância deste músculo durante a corrida?

O glúteo médio localiza-se na região lateral da anca, conforme mostrado na figura. Durante a corrida, destaca-se por ser um potente estabilizador da região pélvica principalmente na fase na qual o membro inferior não realiza contacto com o solo. Quando este músculo está fraco, observa-se queda excessiva da anca durante a caminhada e a corrida, o que pode gerar alterações na biomecânica da coluna, anca, joelho, tíbia e pé. Em consequência disso, o atleta apresentará maior risco de desenvolver lesões.

A) Bom alinhamento pélvico durante a fase sem contato com o solo
B) Queda pélvica excessiva devido à fraqueza do glúteo médio

Para prevenir tal acontecimento, veja e realize o seguinte os seguintes exercícios para fortalecimento deste músculo fácil de ser executado e que proporcionará excelentes ganhos durante as próximas corridas. Para realizá-lo deve deitar-se de lado, mantendo a coxa alinhada com o tronco. Comece com 3 séries de 12 repetições. Se já está habituado a treinar pode colocar umas caneleiras para aumentar a sobrecarga aplicada ou simplesmente realizar 10 segundos de trabalho isométrico* após as 12 repetições.


Lembrar que o desenvolvimento da maioria das lesões no corredor depende de vários fatores e a fraqueza deste músculo representa apenas um factor. Portanto, não deixe de realizar a avaliação que determinará todas as alterações e correções adequadas.

publicado em 2012 e originalmente no site minhacorrida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário