quinta-feira, 4 de julho de 2024

Corrida: por que o esporte mais antigo do mundo ainda é um dos melhores exercícios físicos

 


Quando se trata de exercícios físicos cardiovascularesa corrida está em uma classe à parte. É um esporte que perdura há milênios – o mais antigo esporte olímpico, aliás –, mas seus benefícios práticos remontam aos tempos pré-históricos.

"Para caçar e sobreviver, os seres humanos tiveram de desenvolver a capacidade de correr há milhões de anos, portanto, ela está enraizada em nossa espécie", explica Alyssa Olenick, fisiologista do exercício no Campus Médico Anschutz da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. "Ao longo dos séculos, tornou-se um dos esportes mais populares e acessíveis em todo o mundo, tanto para atletas de elite quanto para pessoas comuns."

Atualmente, cerca de 50 milhões de norte-americanos praticam regularmente essa atividade que agrada tanto aos idosos quanto aos jovens e é tão popular entre as mulheres quanto entre os homens.

"Em todas as faixas etárias, a corrida ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular e a reduzir a mortalidade geral, a controlar o peso, a melhorar a densidade óssea, a força coordenação muscular, além de reduzir o estresse e melhorar a saúde mental", diz Danielle Ponzio, cirurgiã ortopédica do Thomas Jefferson University Hospital, na Filadélfia, e coautora de pesquisas relacionadas à corrida.

Embora a corrida não seja para todos – pessoas com determinadas condições médicas podem precisar fazer exercícios que não suportem peso, como a natação –, ela é um esporte que beneficia seus participantes hoje tanto quanto teria ajudado os corredores nos tempos antigos.

fonte; https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2024/07/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário