quinta-feira, 18 de julho de 2024

Vantagens da corrida para a saúde mental

 


As vantagens da corrida para a saúde mental não são menos intrigantes. "A corrida pode ser praticada por conta própria, mas geralmente também tem um componente social, seja correndo com um amigo ou fazendo parte de um clube de corrida ou de uma comunidade virtual", diz Karmel Choi, psicóloga clínica do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos. "Isso aumenta os benefícios emocionais, reduzindo o isolamento e aumentando o senso de apoio e motivação."

A atividade também pode ser boa para combater a depressão. Choi aponta para um estudo recente que descobriu que indivíduos com depressão que começaram a correr regularmente "se recuperaram em taxas semelhantes às dos que tomam antidepressivos". Ela publicou uma pesquisa de apoio e observa que sua equipe estima que, se alguém trocasse apenas 15 minutos sentado por 15 minutos de corrida por dia, poderia "reduzir o risco de depressão em até 26%". 

Parte da razão para isso é que a corrida libera "hormônios do bem-estar, como endorfinas e dopamina, que têm sido associados a um melhor humor, redução do estresse e até mesmo à 'euforia do corredor'", explica Choi.

Além de ajudar a pessoa a se sentir melhor, a corrida está associada à melhora da função cognitiva. "Correr pode impulsionar a função cerebral, melhorando a memória e a capacidade de aprendizado", diz Gontang. Ele diz que isso ocorre porque a corrida aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e estimula a produção de uma molécula conhecida como fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), "que apoia o crescimento de novos neurônios e protege as células cerebrais existentes".

Como começar a correr


Talvez o mais atraente de tudo seja o fato de haver custos muito baixos quase nenhuma barreira de entrada associada à participação no esporte, como a caminhada. "Correr pode parecer intimidador porque às vezes parece que as pessoas precisam de todos os relógios, equipamentos, ferramentas ou calçados mais modernos para participar, mas as pessoas podem simplesmente começar com uma estrada ou trilha perto delas e, muitas vezes, com coisas que já possuem", comenta Olenick.

Para começar, comece devagar e depois vá aumentando os níveis de condicionamento físico. "Tente facilitar o aumento da atividade física em sua vida diária e dentro do contexto das atividades diárias que você já realiza, como estacionar um pouco mais longe do supermercado ou subir as escadas no trabalho", sugere Rajesh Vedanthan, médico e cientista de saúde populacional da NYU Langone Health na cidade de Nova York. A partir daí, ele sugere caminhar rapidamente ao redor do quarteirão antes de tentar correr e, em seguida, correr.

Mesmo depois de se acostumar com o movimento, Lee sugere alternar voltas de corrida com voltas de caminhada. Também é recomendável adotar a forma e a postura adequadas. "Mantenha a cabeça erguida e olhe para frente enquanto corre para alinhar a coluna", diz Gontang. Ele também diz que é importante manter os ombros relaxados e os cotovelos a 90 graus, além de "evitar o excesso de passada".

Desenvolver um cronograma de corrida, encontrar um companheiro de corrida (o cachorro da família conta!) e definir metas realistas e mensuráveis são outras maneiras de se manter motivado e responsável. "O tipo e o ajuste adequados do tênis também são importantes", aconselha Ponzio.

À medida que avança, ela sugere ouvir seu corpo, evitar fazer muito, muito rápido e variar o ambiente, o terreno e o destino. "Eventualmente, inscreva-se em algumas corridas, pois a adrenalina de fazer parte de algo maior com uma comunidade de corredores que pensam da mesma forma é realmente muito especial", diz ela. "Isso faz com que os corredores voltem para mais.

 FONTE: www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2024/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário