As corridas de rua dominaram, com larga vantagem, a preferência das pessoas que se inscreveram para provas esportivas no país ao longo de 2023. É o que apontou a pesquisa “Perfil do Atleta Brasileiro”, elaborada pelo Ticket Sports, a partir de um universo de 2.466 eventos abertos e 1,3 milhão de pessoas que se inscreveram na plataforma digital da empresa durante o ano passado.
No período analisado, as corridas de rua responderam por 82,4% das inscrições feitas no Ticket Sports. Em seguida, vieram ciclismo e mountain bike, com 5%, e triatlo e outras modalidades multiesportivas, com 3,3%. Corrida virtual e natação ou travessias aquáticas alcançaram, respectivamente, 1,6% e 1,3%.
“Por ser democrática e entregar possibilidades que vão de 3k a ultramaratonas, a corrida consegue alcançar amadores e profissionais em um único lugar”, avalia a pesquisa do Ticket Sports.
Recuperação do Nordeste
Região mais rica e populosa do Brasil, o Sudeste concentrou 60,2% das inscrições feitas na plataforma ao longo de 2023. Em seguida, veio o Sul, com 22,2%.
O estudo não chega a adentrar esse aspecto, mas essa distribuição de inscritos pelo país aparenta ter causas econômicas, estando provavelmente relacionada à renda que vigora em cada parte do Brasil (a participação nesses eventos, de um modo geral, costuma ser paga).
Mesmo sendo a segunda região mais populosa do país, com 54,6 milhões de habitantes (são 25 milhões de moradores a mais que no Sul), apontados pelo último Censo (o equivalente a 25% da população brasileira), o Nordeste respondeu por apenas 8,9% das inscrições em provas esportivas ao longo de 2023, o que representa menos da metade da soma de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Por outro lado, a pesquisa do Ticket Sports indicou uma recuperação na participação do Nordeste no universo de inscritos em todo o país. Em 2021, essa participação chegou a ser de 11%, mas caiu para 5,7% no ano passado.
As regiões Norte e Centro-Oeste correspondem, respectivamente, a 5,6% e 3,1% do total analisado pelo estudo.
Homens são maioria
O relatório mostrou ainda um leve predomínio masculino no conjunto de inscritos em eventos esportivos no ano passado. Foram 53% de participantes homens, contra 47% de mulheres.
Esse número representa uma ligeira recuperação da presença feminina nessas provas. Em 2021, por exemplo, a proporção de mulheres era de apenas 42%, contra 58% de homens.
Aquele foi o ano que representou o ponto mínimo de uma tendência de queda iniciada em 2017, quando as mulheres representavam a maioria entre os inscritos nos eventos esportivos da plataforma. Elas eram 53%, contra 47% de homens. A participação feminina repetiu-se em 2018, mas caiu de maneira abrupta no ano seguinte, para 46%.
A queda na presença feminina nas provas levou o Ticket Sports a realizar um estudo específico no ano passado, denominado “Mulheres no Esporte”, que traçou o perfil das atletas brasileiras.
Idade
A pesquisa “Perfil do Atleta Brasileiro” mostrou que, em 2023, a faixa etária com maior número de participantes foi a situada entre os 36 e os 45 anos, com 32,6% do total. Em seguida, vem a de 26 a 35 anos, com 24,6%.
Competidores de 46 a 55 anos foram 18,8%, enquanto os inscritos entre 56 e 65 anos responderam por 9%. As participações acima dessa faixa etária foram de 3,6%.
Um dado que chama atenção é que as inscrições de pessoas até 25 anos são relativamente mais baixas, na comparação com outros grupos. Somadas, as faixas etárias de 0 a 14 anos e de 15 a 25 correspondem a 11,4% do total de inscritos nos eventos.
A pesquisa do Ticket Sports indica que a idade média dos participantes dos eventos, em 2023, ficou na faixa dos 40 anos.
Por outro lado, vale observar que houve uma leve melhora nas participações das faixas etárias mais jovens. Na de 15 a 25 anos, o crescimento foi de 0,9%, entre 2022 e 2023. Na de 26 a 35, o aumento foi de 0,6% no período. Ao mesmo tempo, houve uma queda de 1,4% na participação de pessoas de 36 a 45 anos.
Padrões de consumo
De acordo com a pesquisa, os dois primeiros dias úteis da semana são aqueles em que mais foram registradas vendas de inscrições para provas em 2023. Juntas, segunda-feira e terça-feira somaram 36,2% do total. Em contrapartida, apenas 18,8% do movimento ocorreu aos sábados e domingos.
O horário predominante das vendas foi das 13h às 18h, com 38,1%, seguido pelo período das 7h ao meio-dia, com 33,4%. A pesquisa mostra que 25,8% das inscrições foram realizadas na faixa das 19h às 23h, ao passo que somente 2,8% ocorreram entre 0h e 6h.
A modalidade de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito, com 46,2%. Mas o estudo indica um forte crescimento do Pix, que passou de 18,2%, em 2021, para 27,9%, em 2022, até alcançar 38,8%, no ano passado.
Em 2023, 13,8% das transações ocorreram utilizando os tradicionais boletos, enquanto 1,1% foi feita com PicPay.
O tíquete médio dos eventos presenciais realizados em 2023 foi de R$ 109,90, enquanto o dos virtuais foi de R$ 60,60. Isso representa uma queda na comparação com 2022, quando o tíquete médio dos eventos presenciais foi de R$ 132,81, e o dos virtuais ficou em R$ 104,10. Em 2021, as provas presenciais registraram tíquete médio de R$ 185,29, enquanto o dos virtuais foi de R$ 95,53.
F: pesquisa da www.ticketsports.com.br - site maquinadoesporte