segunda-feira, 11 de março de 2024

Mossoró realizará 1 º Corrida do Trabalhador


 

1ª CORRIDA DE RUA MOSSORÓ 2024 DIA DO TRABALHADOR

DATA: 01 DE MAIO 2024

CONCENTRAÇÃO: Em frente ao posto fan da AV. Rio Branco a parti das 14h.

LARGADA E CHEGADA EM FRENTE AO POSTO FAN DA AV. RIO BRANCO.

DISTÃNCIA: 8,300M  -  PERCURSO: AV. RIO BRANCO.

AS INSCRIÇÕES: até o dia 20 de abril ou até o preenchimento das 400 vagas.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 100,00 (cem) reais + TAXA DO SITE.

PREMIAÇÃO EM DINHEIRO

www.rncrono.com.br

 DE R$ 4,500,00 


SS: organizador desiste de realizar a mais tradicional corrida de rua do Brasil

 


 

Uma das mais tradicionais organizadoras de corridas de rua do país, a Yescom anunciou (11/3), que não será mais a organizadora técnica da Corrida Internacional de São Silvestre. A parceria durou mais de 20 anos e deixa de existir no ano em que a prova mais conhecida do Brasil chegará à 99ª edição.

Em um comunicado enviado à imprensa, a Yescom confirmou o fim da parceria por conta de uma mudança estratégica de diretriz da empresa.

“Depois de cumprir, em 2022 e 2023, com todos os seus compromissos comerciais e promocionais que ficaram ‘congelados’ na pandemia, a Yescom inicia este ano com mudanças estratégicas e novos modelos de negócios no novo ciclo. Nele, que engloba o período de 2024 a 2027, a promotora focará em eventos que tenham resultados para boas entregas, sendo eles os eventos proprietários, eventos com naming rights e eventos em que a Yescom é licenciada”, afirmou a organizadora.

No primeiro grupo, estão os eventos proprietários, como a Meia-Maratona de São Paulo, a Maratona de São Paulo, a Meia-Maratona do Rio de Janeiro e a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), entre outros. No segundo, provas com naming rights, como as Dez Milhas Garoto, em Vitória (ES) e Vila Velha (ES), entre outras. E no terceiro, os eventos em que a própria empresa é licenciada, como a Corrida Mulher-Maravilha, Batman e Corrida Cartoon, entre outros.

Já seguindo essa estratégia, haverá novidade, como a Harry Potter Family Run, a primeira do gênero, e as primeiras provas temáticas para a Globo, com as marcas Sportv Run, Cartola e Multishow. Neste novo momento, já iniciado em janeiro deste ano, a empresa, também por uma decisão estratégica e comercial, revelou que “não tem mais interesse em organizar eventos e renovar contratos que não se enquadrem nestes modelos”. Um dos exemplos é justamente a São Silvestre, que deverá ter uma nova organizadora anunciada em breve.

A Yescom informou ainda que as Expos da Maratona de São Paulo, Meia do Rio e Volta da Pampulha, a partir de 2025, não serão exclusivas do mercado de corrida de rua, mas sim para todo o segmento de esporte.

 

sexta-feira, 8 de março de 2024

Estudo da Asics: Mulheres reconhecem benefícios da atividade física, mas treinam menos do que gostariam

 

 


Cada vez mais mulheres reconhecem os benefícios que as atividades físicas podem proporcionar às suas vidas. Ao mesmo tempo, mais da metade delas admite que está desistindo de se exercitar.

Essas informações constam no relatório “Move Her Mind” (“Mova a Mente Dela”, em tradução livre), divulgado no fim de fevereiro pela fabricante japonesa de materiais esportivos Asics e que aborda questões relacionadas a gênero. O estudo foi encomendado pela marca e conduzido de forma independente pela médica norte-americana Dee Dlugonski e o fisioterapeuta britânico Brendon Stubbs.

Os resultados apresentados baseiam-se em 24.959 entrevistas on-line em mais de 40 países, incluindo o Brasil, sendo que 187 das pessoas ouvidas na pesquisa participaram de 26 grupos focais.

A ideia dos pesquisadores foi explorar barreiras, desafios, facilitadores e motivadores para a prática de exercício pelas mulheres. O estudo constatou que, quanto mais se movem, mais as entrevistadas sentem-se bem.

Entre as mulheres que realizam atividades regularmente, 48% declararam que se consideram mais confiantes, enquanto 52% disseram sentir-se mais felizes. Outro dado relevante é que 67% consideram-se menos estressadas.

Apesar de reconhecerem os benefícios que os exercícios físicos proporcionam em suas vidas, 51% das mulheres ouvidas afirmaram que estão insatisfeitas com seus atuais níveis de atividades.

O país onde as mulheres estão mais descontentes é a Itália, com 62,1% de respostas negativas. Nos Estados Unidos, o índice está muito próximo da média global, com 50,8%. No Brasil, 44,9% afirmaram não estar satisfeitas com seus níveis de treino. Já o local com menor grau de descontentamento é a Coreia do Sul, com 23,2%. China e Índia, dois gigantes asiáticos que contam com as maiores populações do planeta, registraram percentuais um pouco acima dos 30%.

Principais barreiras

Pelo menos 76% das entrevistadas relataram que suas atividades físicas são prejudicadas por outros compromissos existentes em suas rotinas.

Entre as principais barreiras apontadas pelas mulheres para a prática de exercícios, a falta de tempo se destacou, com 74% de menções. O custo para pagar academias ou treinadores foi citado por 62% das entrevistadas. O pouco acesso a locais para se exercitar foi mencionado por 38% das participantes, enquanto outras 37% alegaram ter medo de lesões.

Os fatores citados acima foram classificados no estudo como barreiras práticas. Mas existem outras, como o caso das ambientais. Neste caso, a dificuldade mais recorrente nas respostas das entrevistadas (43%) foi a ausência de espaços seguros para a prática de atividades físicas. Em seguida, apareceu a sensação de ser intimidada (36%). Por fim, 32% relataram medo de assédio.

O relatório também analisou as barreiras emocionais para as mulheres se exercitarem. Isso inclui desde a sensação de não estar em boa forma (42%), passando por insegurança corporal (37%) e medo de ser julgada (32%), até a pressão por resultados (30%) ou o fato da mulher não encontrar pessoas como ela nos locais onde pratica atividades físicas (19%).

Lacuna de gênero

Os pesquisadores também entrevistaram homens, buscando compreender a percepção masculina a respeito do que afasta as mulheres das atividades físicas.

Enquanto 74% delas alegam que não treinam o suficiente devido à falta de tempo, apenas 34% dos homens ouvidos acreditam que essa questão afete negativamente a atividade física das mulheres.

Entre os homens que participaram da pesquisa, 58% disseram crer que a insegurança das mulheres com seus próprios corpos seria o fator preponderante que afasta o público feminino dos exercícios.

“Isso indica uma disparidade entre as percepções dos homens e a realidade diária sentida por bilhões de mulheres em todo o mundo. Homens mais conscientes dos desafios cotidianos e das barreiras que afetam os níveis de atividade das mulheres podem apoiá-las para que se exercitem, ajudando a fechar essa lacuna de gênero”, afirma o estudo.

Dado preocupante

O estudo da Asics mostra que 51% das entrevistadas reduziram sua atividade ou pararam de se exercitar. Entre as causas citadas para essa situação estão a falta de tempo (59%), o trabalho (35%) ou a falta de oportunidades similares às dos homens (12%).

“As mulheres estão abandonando ou reduzindo a atividade física ao longo da adolescência e início da vida adulta, com mais da metade (50,7%) delas relatando que seus níveis de exercício diminuíram, à medida em que cresceram”, diz o relatório.

Filhos representam outro ponto que não pode ser ignorado nessa equação. Entre as entrevistadas que são mães, 61% citaram a maternidade como principal causa para deixarem de treinar.

Quando os homens são convidados a palpitar sobre esse fenômeno, nada menos que 54% deles afirmaram que as mulheres desistem de treinar pelo simples fato de não gostarem de se exercitar.

Por outro lado, 55% dos entrevistados reconheceram que as mulheres praticam menos atividades físicas que os homens, e 65% admitiram que existe uma lacuna de gênero no esporte.

Um dado alentador é que 80% dos homens que participaram do estudo acreditam que têm o papel de apoiar meninas e mulheres que desejam se exercitar ou praticar esportes.

Entre as modalidades preferidas das mulheres ao redor do mundo estão a corrida (65%) e o treinamento de força (50%), inclusive para uma quantidade expressiva de entrevistadas idosas, das quais 40% afirmaram levantar pesos, atividade tradicionalmente associada aos homens.

E engana-se quem acredita que as razões estéticas são as que mais movem as mulheres para a prática de exercícios. O estudo mostra que 96% delas treinam, principalmente, em busca de saúde física, enquanto 92% citaram a saúde mental como motivação preponderante.

f: asics

 

sexta-feira, 1 de março de 2024

Correndo na praia com a lua

 

Ultimas chamadas para corrida noturna mais bonita  da cidade de Natal. Ponta negra de luau e maré baixa no sábado dia 23 de março de às 20 horas. O desafio são de 5 km entre o morro do careca até a via costeira pela beira prateada pela lua.

Inscrições  no site da Doity

Em Março, nova edição de campanha mundial de combate ao sedentarismo

 


 

A Technogym, marca especializada em produtos e tecnologias digitais para o universo fitness, anunciou, nesta quinta-feira (29), o lançamento da campanha global “Let’s Move for a Better World” (“Vamos nos Movimentar para um Mundo Melhor”, em tradução livre), que tem como principal objetivo ajudar na conscientização das pessoas sobre os riscos do sedentarismo e da obesidade, bem como promover o exercício físico como a forma ideal de combatê-los.

Com a participação de academias, hotéis, universidades, clubes e assessorias esportivas, clínicas, hospitais, profissionais de educação física e empresas conectadas ao Ecossistema Technogym, a marca propôs o desafio de transformar as atividades físicas promovidas por essas instalações em MOVEs, uma unidade de medida que avalia objetivamente o estilo de vida da pessoa, com base na atividade física que ela pratica, independentemente do sexo, idade ou nível de condicionamento físico.

No período da campanha, todas as pessoas que treinarem em uma das instalações participantes, poderão acumular esses MOVEs. Com base nos MOVEs coletados, a instalação, além de combater o sedentarismo, apoiar a promoção do bem-estar dos seus clientes e incentivar que mais pessoas mudem de estilo de vida, também ajudará uma instituição social. Isso porque, a cada 1 milhão de MOVEs acumulados, a academia ou centro esportivo receberá um kit de bem-estar Technogym, que será revertido para uma associação beneficente ou escola local indicada pela instalação premiada. O limite para cada instalação é de 3 milhões de MOVEs, que equivalem a 3 kits de bem-estar.

A iniciativa acontecerá de forma simultânea em todos os países onde a marca atua, entre os dias 12 e 27 de março. Criada em 2014, a campanha teve, apenas nas duas últimas edições, mais de 200 mil participantes em cerca de 1.300 instalações localizadas em 50 países.

Vale destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas: 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. Dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica indicam que essa doença crônica aumentou 72% no país nos últimos 13 anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019.

Ainda de acordo com a OMS, no próximo ano, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

fonte: https://maquinadoesporte.com.br

Belezas no percurso do Desafio das Praias em Barra de Maxaranguape

 


 

1° ETAPA DO TRAIL RUNNING CIRCUITO 2024: DESAFIO DAS PRAIAS.
Data: 21 de Abril de 2024.
Largada: 06:20H.
Inscrições no ZAP 84 99404 1205
Barra de Maxaranguape-RN 🇧🇷

Desafio Mata Estrela

 

Baia Formosa receberá a 7º edição da Corrida que percorrerá 8,5 km entre asfalto no centro da cidade e grande parte dentro da mata estrela, uma imensa área ver de mata atlântica na cidade Baia Formosa. A corrida será dia 19 de maio e largará do Loteamento Flor do Caribe

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Corridas de rua dominam inscrições no país, mostra pesquisa “Perfil do Atleta Brasileiro”, do Ticket Sports

 


 

 

As corridas de rua dominaram, com larga vantagem, a preferência das pessoas que se inscreveram para provas esportivas no país ao longo de 2023. É o que apontou a pesquisa “Perfil do Atleta Brasileiro”, elaborada pelo Ticket Sports, a partir de um universo de 2.466 eventos abertos e 1,3 milhão de pessoas que se inscreveram na plataforma digital da empresa durante o ano passado.

No período analisado, as corridas de rua responderam por 82,4% das inscrições feitas no Ticket Sports. Em seguida, vieram ciclismo e mountain bike, com 5%, e triatlo e outras modalidades multiesportivas, com 3,3%. Corrida virtual e natação ou travessias aquáticas alcançaram, respectivamente, 1,6% e 1,3%.

“Por ser democrática e entregar possibilidades que vão de 3k a ultramaratonas, a corrida consegue alcançar amadores e profissionais em um único lugar”, avalia a pesquisa do Ticket Sports.

Recuperação do Nordeste

Região mais rica e populosa do Brasil, o Sudeste concentrou 60,2% das inscrições feitas na plataforma ao longo de 2023. Em seguida, veio o Sul, com 22,2%.

O estudo não chega a adentrar esse aspecto, mas essa distribuição de inscritos pelo país aparenta ter causas econômicas, estando provavelmente relacionada à renda que vigora em cada parte do Brasil (a participação nesses eventos, de um modo geral, costuma ser paga).

Mesmo sendo a segunda região mais populosa do país, com 54,6 milhões de habitantes (são 25 milhões de moradores a mais que no Sul), apontados pelo último Censo (o equivalente a 25% da população brasileira), o Nordeste respondeu por apenas 8,9% das inscrições em provas esportivas ao longo de 2023, o que representa menos da metade da soma de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Por outro lado, a pesquisa do Ticket Sports indicou uma recuperação na participação do Nordeste no universo de inscritos em todo o país. Em 2021, essa participação chegou a ser de 11%, mas caiu para 5,7% no ano passado.

As regiões Norte e Centro-Oeste correspondem, respectivamente, a 5,6% e 3,1% do total analisado pelo estudo.

Homens são maioria

O relatório mostrou ainda um leve predomínio masculino no conjunto de inscritos em eventos esportivos no ano passado. Foram 53% de participantes homens, contra 47% de mulheres.

Esse número representa uma ligeira recuperação da presença feminina nessas provas. Em 2021, por exemplo, a proporção de mulheres era de apenas 42%, contra 58% de homens.

Aquele foi o ano que representou o ponto mínimo de uma tendência de queda iniciada em 2017, quando as mulheres representavam a maioria entre os inscritos nos eventos esportivos da plataforma. Elas eram 53%, contra 47% de homens. A participação feminina repetiu-se em 2018, mas caiu de maneira abrupta no ano seguinte, para 46%.

A queda na presença feminina nas provas levou o Ticket Sports a realizar um estudo específico no ano passado, denominado “Mulheres no Esporte”, que traçou o perfil das atletas brasileiras.

Idade

A pesquisa “Perfil do Atleta Brasileiro” mostrou que, em 2023, a faixa etária com maior número de participantes foi a situada entre os 36 e os 45 anos, com 32,6% do total. Em seguida, vem a de 26 a 35 anos, com 24,6%.

Competidores de 46 a 55 anos foram 18,8%, enquanto os inscritos entre 56 e 65 anos responderam por 9%. As participações acima dessa faixa etária foram de 3,6%.

Um dado que chama atenção é que as inscrições de pessoas até 25 anos são relativamente mais baixas, na comparação com outros grupos. Somadas, as faixas etárias de 0 a 14 anos e de 15 a 25 correspondem a 11,4% do total de inscritos nos eventos.

A pesquisa do Ticket Sports indica que a idade média dos participantes dos eventos, em 2023, ficou na faixa dos 40 anos.

Por outro lado, vale observar que houve uma leve melhora nas participações das faixas etárias mais jovens. Na de 15 a 25 anos, o crescimento foi de 0,9%, entre 2022 e 2023. Na de 26 a 35, o aumento foi de 0,6% no período. Ao mesmo tempo, houve uma queda de 1,4% na participação de pessoas de 36 a 45 anos.

Padrões de consumo

De acordo com a pesquisa, os dois primeiros dias úteis da semana são aqueles em que mais foram registradas vendas de inscrições para provas em 2023. Juntas, segunda-feira e terça-feira somaram 36,2% do total. Em contrapartida, apenas 18,8% do movimento ocorreu aos sábados e domingos.

O horário predominante das vendas foi das 13h às 18h, com 38,1%, seguido pelo período das 7h ao meio-dia, com 33,4%. A pesquisa mostra que 25,8% das inscrições foram realizadas na faixa das 19h às 23h, ao passo que somente 2,8% ocorreram entre 0h e 6h.

A modalidade de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito, com 46,2%. Mas o estudo indica um forte crescimento do Pix, que passou de 18,2%, em 2021, para 27,9%, em 2022, até alcançar 38,8%, no ano passado.

Em 2023, 13,8% das transações ocorreram utilizando os tradicionais boletos, enquanto 1,1% foi feita com PicPay.

O tíquete médio dos eventos presenciais realizados em 2023 foi de R$ 109,90, enquanto o dos virtuais foi de R$ 60,60. Isso representa uma queda na comparação com 2022, quando o tíquete médio dos eventos presenciais foi de R$ 132,81, e o dos virtuais ficou em R$ 104,10. Em 2021, as provas presenciais registraram tíquete médio de R$ 185,29, enquanto o dos virtuais foi de R$ 95,53.

 F: pesquisa da www.ticketsports.com.br - site maquinadoesporte

Definido data da Corrida de Santana de Caicó

 


 

Com a abertura das inscrições previstas para o próximo dia 08 de março, a organização da Corrida de Sant’Ana deste ano tem expectativa de reunir 2.000 atletas para correrem em um percurso cheio de história e fé!

Mudanças importantes para o melhor aproveitamento do atleta estão previstas para essa edição, entre elas o horário das largadas, que passarão a acontecer no período da manhã e a inclusão de mais uma distância no percurso, afim de incentivar os atletas a superarem seus limites. A prova já conta com caminhada e corrida kids, para que desta forma toda a família possa participar.

Serviços como aquecimento, time de fotógrafos profissionais e DJ para alegrar a moçada estarão presentes na Arena, onde o intuito é o atleta aproveitar plenamente o momento de socialização com amigos e companheiros de treino.

A organização está preparando um aquecimento para corrida no dia 01 de maio, com um treino aberto para todos terem um gostinho de como será a prova. Apesar da participação ser gratuita é imprescindível a inscrição através do formulário disponível na página: www.corridadesantana.com.br/01demaio

Vale lembrar que, os atletas que forem visitar Caicó no período da corrida terão a oportunidade de participarem de uma das maiores festas do estado, e que é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, com primeiros registros realizados em 1748. Esta manifestação cultural e religiosa acumula em seu período muitas atividades distribuídas em 10 dias de evento. Mas especificamente, durante o primeiro final de semana, quando acontece a Corrida de SantAna a agenda é repleta de ações com a chegada dos Peregrinos de Sant’Ana à cidade, alvoradas, novenas, cavalgada, encontros musicais com orquestras filarmônicas e bandas de música, festas de reencontros dos amigos na cidade, entre outras atividades que tornam essa experiência única.

Vale a pena reservar sua hospedagem e aproveitar estes dias em Caicó.


A Corrida de Sant’ana acontecerá dia 20 de julho de 2024, a partir das 5h00 e a concentração será no Ginásio da Ilha de Sant’Ana (Nonozão).

Serviço:

Corrida de Sant’Ana em Caicó

Realização: Prefeitura Municipal de Caicó

Organização: SuperAção Eventos

Data 20 de Julho de 2024 Horário: a partir das 5h00

Local: Ginásio da Ilha de Sant’Ana

Instagram: @corridadesantana.oficial

Inscrições: www.corridadesantana.com.br até dia 05 de Julho

Valor: a partir de R$ 50,00

 

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Track & Field - Etapa Natal em agosto

 


Tem novidade no App TFSports! 🤩

Inscrições abertas para a etapa Santander Track&Field Run Series Natal Shopping!

A corrida acontecerá dia 04/08/2024 com percurso de 5km e 10km pra você se desafiar 🏃🏾‍♀🏃🏻

E também a modalidade KIDS para as crianças participarem!

Aproveite valor especial de lançamento até 03/03 e garanta sua vaga!

A inscrição inclui camiseta exclusiva do evento, gym bag, gifts de parceiros e na arena você poderá aproveitar diversas ativações como massagem, personalização de medalha, banda ao vivo e muito mais!