segunda-feira, 11 de junho de 2012

As Expressões e gírias no mundo das corridas






A comunicação é a base dos relacionamentos entre as pessoas, seja no ambiente de trabalho, em casa ou num grupo de amigos. E com os  corredores não é diferente: eles têm expressões e gírias bem particulares, que podem fazer um nó na cabeça de quem é iniciante ou ainda está fora do mundo da corrida. Você já se familiarizou com todas elas?

Bater contra o muro: quando a sensação de esforço é tanta, que parece que você está sendo bloqueado por uma parede enquanto corre. Essa expressão é muito usada entre os maratonistas após o quilômetro 30.
Coelho: é o marcador de ritmo contratado pela organização para servir  como referência aos demais corredores. Os coelhos percorrem a prova inteira ou parte dela, geralmente, com uma placa para sinalizar em  qual o ritmo estão correndo.
Caixote (ou bloco): aglomeração de pessoas na largada de uma prova de rua, que impede que os corredores mais rápidos estabeleçam o ritmo desejado nos primeiros quilômetros.
Fartlek: o termo vem da combinação das palavras fartlöpning, que significa correr, e lek, que é brincar em finlandês. Na prática, é um tipo de treino que alterna os ritmos forte e fraco por um período de tempo ou distância.
Longão: é o treino mais comprido da semana que, normalmente, é feito aos sábados e tem acima de 12km.
Negativo: fala-se quando um corredor faz a segunda metade da prova mais rápido do que a primeira.
Pace: intervalo de tempo médio que o corredor leva para percorrer um quilômetro.
Paredão: formado por um grande grupo, em que os corredores se posicionam um ao lado do outro e acabam impedindo a passagem dos outros.
Pipoca: popularmente conhecido como bicão, é aquele que participa de uma prova de rua sem ter feito inscrição.
Pirambeira: subida (ou descida) muito íngrime.
Quebrar (ou travar): verbos usados quando o corredor sente a musculatura muito cansada num determinado momento da prova ou do treino. Neste caso, ele abandona ou diminui o ritmo das passadas para ir até o final.
Rodagem: é um treino leve, que funciona como um descanso ativo.
Tiro: seu nome técnico é treinamento intervalado, porque mescla corrida bem rápida (em que o atleta precisa dar o seu máximo) com 
períodos curtos de descanso.
Trote paquera: é uma corrida leve, em geral, em dupla. Aqui, objetivo principal não é treinar, mas conversar com a pessoa que está do seu lado.

Fonte: Escrito por Carolina Cagno, Nike Blogger
Enviado por Valéria Maura

Nenhum comentário:

Postar um comentário