sábado, 23 de junho de 2012

Café e Corrida



Que o café é a bebida queridinha dos brasileiros, todo mundo já sabe. E que ele dá um gás no ânimo, também. Mas será que é saudável a sua ingestão minutos antes ou minutos depois da prática esportiva? Algumas pessoas devem tomar cuidado para não prejudicar nem o desempenho, nem a saúde.

A cafeína é rapidamente absorvida pelo no nosso organismo. Pode ser notada no sangue após 15 minutos da ingestão e, uma hora depois, atinge seu pico de ação, refletindo em diferentes tecidos do corpo. Por isso, o café pode ser um estimulante eficaz para quem precisa de ânimo.

Na atividade física, a cafeína atua no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de fadiga decorrente do esforço, e diretamente nos tecidos musculares, aumentando a forças das suas contrações, potencializando a oxidação de gordura e reduzindo a utilização de carboidratos como fonte de energia.

Estudos mostram que em provas de longa duração, a ingestão de cafeína pode melhorar a performance do atleta. Já nas competições curtas, não há conclusões sobre o impacto do efeito sobre o corpo.

Por outro lado, especialistas alertam sobre o consumo exagerado. “Separando os corredores em fundistas e velocistas, os efeitos da cafeína são mais benéficos para os que fazem provas longas, mas dependendo da quantidade consumida podem levar à desidratação celular e isso pode potencializar a perda de eletrólito, já comum desta atividade. Em relação ao grupo dos velocistas pode haver aumento na vontade de urinar, atrapalhando a concentração e comprometendo o rendimento”, disse a nutricionista Vanderli Marchiori à revista Contra-Relógio.

O ortopedista e professor Ricardo Cury ainda faz um alerta aos corredores suscetíveis a problemas vasculares. “Os estimulantes, de forma geral, têm propriedades que permitem maior poder de concentração e vigília, mas colaboram com o aumento da frequência cardíaca”, disse ao portal Minha Vida. A longo prazo, os efeitos destas substâncias podem gerar um aumento da pressão arterial e até problemas no coração.

O ideal é moderar na quantidade de café e ingerí-lo até duas horas antes ou depois das refeições principais, sem longos intervalos. Fique de olho nos efeitos sobre o seu organismo e não ultrapasse três xícaras por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário