segunda-feira, 11 de junho de 2012

Os cuidados no excesso da água



Todo mundo sabe que, tanto na hora de treinar quanto na hora de fazer uma prova, uma boa hidratação é essencial. Mas é sempre bom lembrar que se hidratar de forma adequada não quer dizer que você deve tomar todas as garrafas de água que aparecerem pela frente.

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os corredores da Maratona de Boston e concluiu que, após o fim da prova, 13% dos atletas beberam tanta água que apresentaram hiponatremia - falta de sódio no organismo que leva a inchaço no estômago, perda de coordenação motora, fadiga extrema e vômito.

O que acontece é que, com a ingestão de muita água, o sódio, muito importante para manutenção dos líquidos corporais, processo de contração muscular e absorção de glicosa, fica muito diluído no corpo.

A hiponatermia é mais comum em treinos e provas de longa duração e pode ser combatida com ingestão de sódio durante o exercício. Mas o ideal mesmo é prevenir o quadro: durante o exercício, vale começar a tomar líquidos já nos primeiros 15 minutos e continuar ingerindo a cada 15 ou 20 minutos, para compensar a perda de água do corpo. Assim, você garante um bom treino e uma boa prova!

Fonte: RGNutri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário