quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A eficácia do uso das meias de compressão e performance




As meias de compressão se tornaram uma verdadeira febre entre os amadores que buscam performance na corrida. Em troca de um melhor desempenho e rápida recuperação em treinos e provas, já são muitos os adeptos do produto que, apesar do grande número de defensores, ainda não possui comprovação científica de todas as propriedades apresentadas.

Segundo Gustavo Magliocca, diretor-médico da consultoria esportiva Run&Care, os estudos atuais demonstram que não há ganho em performance nos que utilizam a compressão durante as passadas. “Contudo, nenhum deles aborda a melhora subjetiva mecânica relatada pela maioria. Isso representa maior eficiência e, consequentemente, melhor rendimento”, avisa.

Vantagens na prática
Kasuo Miyake, cirurgião vascular e diretor presidente da Clínica Miyake, é firme ao ga­rantir os benefícios das meias de compressão durante as provas e treinos. Ele explica: “Du­rante o esporte, o fluxo sanguíneo aumenta e, principalmente em atividades longas, existe uma tendência a retenção de líquido. A com­pressão elástica aumenta a pressão entre as células e dificulta a saída do líquido dos vasos. Ela melhora também o retorno venoso, pois comprime mais nos pés e tornozelos (100%), menos na panturrilha (70%) e menos ainda no final da meia (20%)”.

Uso no pós-treino
Ao contrário das vantagens durante as passadas, os benefícios do uso das meias após a corrida são bem conhecidos. “Ao aumentar o retorno venoso, diminuir o edema entre as fibras musculares e controlar a perda do calor, a compressão atua na otimi­zação do período de recuperação pós-exercício no caso de estímulos acima de intensidade moderada, que causam inflamações e microle­sões musculares”, complementa Magliocca.
Fábio Rosa, diretor-técnico da assessoria esportiva MPR, acres­centa: “Optar pela meia de com­pressão no dia a dia, como manei­ra de acelerar a recuperação, é a forma mais adequada de usá-la. Além disso, é importante tomar alguns cuidados, tanto na compra – as ideais são as feitas sob

Nenhum comentário:

Postar um comentário