segunda-feira, 15 de junho de 2015

Seis lesões mais comuns nos pés




Os pés são os melhores amigos dos corredores. A cada passada, absorvem impactos e nos impulsionam repetidas vezes até chegarmos aonde desejamos. Por isso, é importante cuidar para que todos os 26 ossos, 33 articulações e 112 ligamentos que formam a estrutura dessa região estejam trabalhando em harmonia.
Usar um tênis adequado à sua pisada, bem ajustado e fazer os alongamentos corretos – de preferência antes e após a corrida – podem diminuir as chances de se lesionar. Se ao correr você sentir dores é porque algo está errado. Lembre-se sempre de escutar seu corpo. Pare e procure um profissional habilitado para avaliar a lesão e fazer o tratamento correto para uma boa recuperação.
Como alerta, apresentamos aqui 6 condições comuns de dor nos pés.
Fascite plantar
É a inflamação da fáscia do pé, ou seja, no tecido que recobre os músculos da sola do pé. Geralmente causada por sobrecarga relacionada a diversos fatores como a pisada hiperpronada. O uso de sapatos inadequados ou o impacto excessivo também podem gerar um estresse na fáscia levando a um processo inflamatório e dor.
Esporão de calcâneo
É a formação de um calo ósseo no calcanhar. Essa formação óssea que pode ser observada através de um Raio X, gera uma ferida nos tecidos adjacentes como se estivéssemos pisando descalços sobre uma pedrinha.
Artrite e artrose
A artrite é um processo inflamatório articular agudo e reumático. Já a artrose é um processo crônico de degeneração da cartilagem articular e articulações. Está relacionada a fatores de sobrecarga, e desequilíbrios biomecânicos, entre outros.
Tendinite
É um processo inflamatório que ocorre na bainha dos tendões. Pode acontecer como um resultado de lesão, excesso de uso, falta de algum nutriente, geralmente vitaminas do complexo B ou mesmo envelhecimento, tendo em vista que o tendão tende a perder sua elasticidade. No pé geralmente se dá no tendão de Aquiles, irradiando dor da panturrilha até o calcanhar.
Neuromas
São tumores benignos de nervo que muitas vezes são causados por atrito. No pé o mais comum é o Neuroma de Morton. Ainda sem causas específicas, ele acomete mais frequentemente as mulheres.
Fraturas por estresse
São pequenas trincas nos ossos relacionadas ao impacto e a sobrecarga excessiva por períodos prolongados. Podem também estar relacionadas a uma rotina de exercícios diferente em que o pé não está totalmente adaptado.

f: suacorrida.com 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário