sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Força nas Panturilhas



Muito se fala sobre os benefícios da atividade física para a estética e para a qualidade de vida. Quando se aborda esse tema, logo vem a nossa cabeça a imagem de pessoas saudáveis com corpos esteticamente atléticos, com troncos e braços fortes. Entretanto, diante do complexo sistema que compõe o ser humano, nós profissionais da área sabemos que há alguns pontos extremamente importantes e que são esquecidos por estarem em menor evidência visual. As panturrilhas são um desses pontos.
Elas são capazes de promover um auxílio enorme em diversos aspectos da saúde e da estética de um indivíduo. E muito mais simples do que pode parecer, mantê-las saudáveis é super fácil e demanda bem pouco tempo e materiais.
Os valiosos benefícios oferecidos por panturrilhas fortalecidas podem ser vistos em diversas regiões e sistemas do nosso corpo humano:

– no sistema nervoso, com maior controle do equilíbrio;
– no sistema ósseo, mais protegido de lesões e torções;
– no sistema muscular, que tem uma atividade fisiológica mais alta com uma panturrilha mais forte e consome mais energia ao longo de todo o dia;
– no sistema circulatório, que recebe suporte físico do músculo;
– no sistema cardiorrespiratório, que é menos sobrecarregado.

Para mulheres acostumadas a utilizar saltos que deixam a panturrilha em uma posição encurtada e com pouquíssimo movimento, há mais um benefício: o fortalecimento dessa região também ajuda na estética circulatória, com a redução de riscos de rompimentos ou distensões de vasos nas pernas. Claro que fatores genéticos e alimentação também interferem, mas a panturrilha saudável é capaz de auxiliar e diminuir consideravelmente esse problema.
Tudo isso além das questões emocionais relacionadas com estética, o sistema hormonal que recebe menos estímulos de respostas agudas emergenciais pelo esforço, o sistema renal e hepático, que agora precisam lidar com um sangue mais fluído na filtragem ou no metabolismo de gorduras, pois estão dentro de um organismo mais ativo e equilibrado.
E por último, talvez o mais interessante de tudo isso: treinar a panturrilha é algo ultra simples, que exige pouco tempo, nenhum equipamento caso queira fazer em casa, e dificuldade de controle e coordenação tendendo a zero. Diversos exercícios em diversas situações podem ser feitos para alcançar essa enorme quantidade de benefícios. Pequenas repetições de movimentos de extensão e flexão do tornozelo, com cargas que podem ser apenas o peso do próprio corpo dependendo do indivíduo, já resolvem o problema.
Faça o teste. Exercite a panturrilha e em pouco tempo perceberá as diferenças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário