terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Colocando a São Silvestre no curriculum




Em uma roda qualquer de conversa o assunto cai no mundo dos esportes e logo alguém aponta pra você e diz, ele corre... E alguém já rebate.
- Ah... Ele corre!
Uma terceira pessoa imediatamente questiona.
- Que legal que você corre!
- Mas você já correu a São Silvestre?
Pois é... No mundo dos NÃO corredores, a única corrida que existe e a São Silvestre, é sempre a primeira que vem a cabeça de alguém que não corre quando o assunto é corrida de rua.
E posso garantir...
Se você nunca correu a São Silvestre, para os olhos do mundo você não corre seja você um corredor de provas de 10K ou  Maratonista.
Talvez esse fato ocorra, pois a Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa e a mais “tradicional “corrida de rua no Brasil, porém a única tradição que esta prova ainda tem desde que foi realizada a sua primeira edição é o fato de ocorrer no dia 31 de dezembro, pois nesses 88 anos de história, já teve varias alterações de percursos, horários, largadas em um local e chegada em outro, entrega de medalhas antes da prova, e esse ano a mudança ficou para a largada às 9 horas, mas nada disso tirou o brilho desta prova que a cada ano tem um numero maior de inscritos e um maior tumulto na hora da largada e durante toda a prova.
O texto até então é de Junior do blog Correndo pela Cidade, mais bem que poderia ser qualquer corredor, e por isso a utilizei.
Em 2012, o colega do blog citado correu pela terceira vez e é morador da cidade de São Paulo. Eu, participei pela primeira vez. Cheguei cedo para adiantar as fotos, alongar (tão pouco) e se posicionar bem para a largada. Posicionei ao lado do MASP e ali fiquei junto com a minha amiga corredora Valéria e os amigos Alexandre e Luís  aguardando a prova ter inicio. As 9 hs em ponto foi dada a largada para que os corredores do pelotão geral pudessem iniciar sua corrida, para se ter uma idéia da quantidade de pessoas e da festa frente às câmeras da Rede Globo, demoramos um pouco mais de 14 minutos para chegar ao pórtico de inicio da corrida. Uma procissão.
Após a passagem pelo pórtico, começamos enfim a correr e nos primeiros 7 km foi só curtição tirando fotos dos amigos e das figuras exóticas que participam da corrida, depois passei a me concentrar mais na corrida e deixei as fotos de lado, para a minha amiga, esta concentração tem nome de cansaço (kkk). O calor estava insuportável e eu que tinha esperança de cair uma chuva que visitou Sampa no dia anterior. É tanta gente nesta corrida que mesmo quando o tempo passa não conseguia ficar folgado na rua, como comumente acontece em outras corridas, e isto fazia me distanciar por momentos dos amigos. Tanto que altura da Praça da República o atropelamento que fiz nas sacolas de compras de uma senhora que tentava atravessar a rua passou quase despercebido. O primeiro a se desfazer do grupo foi Luís com a bandeira do América como companheira e quem curtia demais tudo a sua volta. Seguimos firme atento a toda movimentação que o evento causa na maior cidade do Brasil. Na chegada da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, uma avenida longa, mais nada que uns treinos na ponte de Todos para dar forças de encarar esta jornada, quando faltavam 2km é que foi medido o preparo ou cansaço  de cada um e por fim todos se dispersaram e eu cruzei enfim o portal com o tempo de 1h,41min08s, exatos 30 segundos depois Valéria e 40 segundos antes de Alexandre, fechando assim o  batismo na competição que viveu no meu imaginário durante muitos anos quando assistia a competição nas noites de 31 de dezembro. Um sonho concretizado e o real superou
imaginário. Um tempo depois, enfim chega o nosso amigo, Luís, com uma perola ao ser perguntado do seu tempo, que de pronto respondeu: 1h69minutos. Diga ai!! 
Depois de apenas duas meias maratonas e algumas dezenas de corridas de variados percursos, enfim a confirmação de um corredor: Correr a São Silvestre.

Dados da Prova:
88ª Corrida Internacional de São Silvestre
http://www.saosilvestre.com.br/
avaliação:boa hidratação, água natural a cada 2,5 Km em média 2 pontos de Gatorade distribuídos a vontade aos corredores,  bem sinalizado, muitos corredores tumultuando principalmente a largada.
Distância: 15 km – Asfalto.
Data/Hora: 31 de Dezembro de 2012 - 09:00 hs
Local: Av. Paulista – São Paulo
/SP
Temperatura: Calor, abafado,  27º em média.
Camiseta: Branca com o logo do evento em destaque.
Medalha: Uma das mais bonitas que já ganhei.
Kit da Corrida: Um dos piores que já recebi.
Ricardo - numero 14576

2 comentários:

  1. Foi uma corrida muito legal. Para mim também foi a primeira. Olha que é a mais pura verdade, pois as pessoas sempre me perguntam se eu corri a São Silvestre. Parece que só existe ela no Brasil.

    Abraço,

    PauloBH

    ResponderExcluir
  2. Pois é Paulo, agora vc também esta batizado.
    abs

    ResponderExcluir